Rev. Pesqui. Fisioter; 11 (3), 2021
Publication year: 2021
| INTRODUÇÃO: No contexto de reabilitação em gerontologia surge como destaque a melhoria da capacidade de execução
de tarefas motoras a fim de promover a autonomia, dessa maneira,
é preciso investigar ferramentas para viabilizar esse objetivo clinico.
OBJETIVO:
Avaliar o efeito de um treino com realidade virtual
não imersiva sobre a execução da tarefa motora real em idosos.
MATERIAIS E MÉTODO:
Trata-se de um relato de casos, com intervenção única, utilizando o Nintendo® Wii com sujeitos de idade
superior a 60 anos submetidos à intervenção com treinamento de
arremesso no jogo wii sports resort, e avaliados com analise cinemática angular de vídeo com o software Kinovea®, antes e depois
da intervenção, protocolo composto por uma bateria de dez arremessos, antes e após a intervenção, além da avaliação subjetiva
da melhora pós-treino. RESULTADOS:
Participaram da pesquisa 4
sujeitos, sendo 3 do sexo feminino, com média de idade 70,7 anos
± 7,13 e escolaridade 8 anos ± 6,16. Para as variáveis angulares verificou-se que, após o treino com Wii, houve acentuação na flexão
de ombro e decréscimo no cotovelo para na postura inicial do arremesso; já na posição final do arremesso, ocorreu decréscimo na
extensão de cotovelo e aumento da flexão de punho. Também foi
verificado aumento do salto e diminuição no tempo de execução
da tarefa. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Diante disso é possível concluir
que o Nintendo® Wii se mostra um recurso potencial para melhoria
de gestos no âmbito real para idosos.
INTRODUCTION:
In the context of rehabilitation in
gerontology, the improvement of the ability to perform motor
tasks is highlighted to promote autonomy, so it is necessary to
investigate tools to achieve this clinical objective. OBJECTIVE:
To
evaluate the effect of training with non-immersive virtual reality
on the execution of the real motor task in the elderly. MATERIALS
AND METHOD:
This is a case report, with a single intervention
using the Nintendo® Wii, with subjects over 60 years old who
underwent intervention with throw training in the game Wii
sports resort and evaluated with video angular kinematic analysis
with the Kinovea® software before and after the intervention, a
protocol consisting of a battery of ten shots before and after the
intervention, in addition to the subjective assessment of posttraining improvement. RESULTS:
Four subjects participated in
the research, 3 females, with a mean age of 70.7 years ± 7.13 and
schooling 8 years ± 6.16. For the angular variables, it was found
that, after training with the Wii, in the initial throwing posture,
there was an accentuation in the shoulder flexion and a decrease
in the elbow for the same movement in the final position. There
was a decrease in the elbow extension and an increase in the wrist
flexion. It was also verified an increase in the jump and a decrease
in the task execution time. FINAL CONSIDERATIONS:
Given this,
it is possible to conclude that the Nintendo® Wii is a potential
resource for improving gestures in real life for the elderly