Fadiga mental ocasionada por tarefa cognitiva de imagética motora: análise sistemática
Mental failure occurred by the cognitive task of motor imagine: systematic analysis
Ciênc. cogn; 25 (1), 2020
Publication year: 2020
O objetivo geral deste estudo é analisar, por meio da revisão sistemática da literatura, os efeitos da fadiga mental provocada por uma tarefa cognitiva de imagética motora. Para a análise literária, foram utilizados os bancos de dados eletrônicos: Public Medline (PubMed), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Scopus. Foram analisados estudos experimentais, realizados em humanos, nos idiomas português e inglês, publicados de 2004 a 2019.
As palavras chaves utilizadas foram:
motor imagery/ imagética motora, sustained attention/ atenção sustentada e mental fadigue/ fadiga mental. A tarefa de Imagética Motora (IM) é definida como uma execução mental do movimento do corpo, entretanto, sem nenhuma saída motora. Alguns autores sugerem que o indivíduo começaria a desenvolver fadiga acima de 60 trilhas de imagética motora. Dessa forma, pode comprometer os resultados de protocolos terapêuticos e/ou desportivos, além de desempenhar um risco eminente de problemas de saúde, como é o caso das doenças cardiovasculares, epiléticas e Karoshi (morte por excesso de trabalho). Sendo assim, em tarefas mais prolongadas, a fadiga mental diminui o desempenho na tarefa e aumenta o tempo para a sua execução. Portanto, conclui-se que o tempo da tarefa cognitiva interfere no tempo de reação devido a fadiga mental provocado pela tarefa cognitiva de atenção sustentada.
The general objective of this study is to analyze the effects of mental fatigue caused by cognitive task of motor imagery through the systematic analysis of the literature.