Capacidade funcional: associação ao risco para quedas, medo de cair e dor em idosos
Functional capacity: association with risk for falls, fear of falling and pain in the elderly
Rev Rene (Online); 22 (), 2021
Publication year: 2021
RESUMO Objetivo associar a capacidade funcional ao risco de quedas, medo de cair e dor nos idosos hospitalizados. Métodos estudo transversal com 130 idosos.
Foram aplicadas as escalas:
atividades de Vida Diária, Atividades Instrumentais de Vida Diária, Morse Falls, Medo de Cair e Dor. Utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis para associar as variáveis categóricas às Escalas de Atividades de Vida Diária e de Dor e o teste Qui-Quadrado à Morse Falls. Para associar as variáveis contínuas à escala Medo de Cair, utilizou-se o Coeficiente de Correlação de Spearman. Resultados a maioria dos idosos era independente para as atividades básicas e instrumentais de vida diária, apresentava risco alto para quedas, pouca preocupação mediante a possibilidade de cair e ausência de dor. Aqueles com maior risco para quedas são os com maior dependência e apresentam maior preocupação com a queda. Conclusão verificou-se associação entre capacidade funcional às escalas medo de cair e dor.
ABSTRACT Objective to associate functional capacity with the risk of falls, fear of falling, and pain in hospitalized elderly. Methods cross-sectional study with 130 elderlies.