Atenção integral em Saúde do Trabalhador: limitações, avanços e desafios
Comprehensive worker's health care: limitations, advances, and challenges

Rev. bras. saúde ocup; 46 (), 2021
Publication year: 2021

Resumo Introdução:

as políticas públicas e sociais em prol da atenção integral à saúde do trabalhador encontram-se enfraquecidas diante da nova configuração do mundo do trabalho e dos interesses econômicos prevalecentes.

Objetivo:

refletir sobre temas do campo da Saúde do Trabalhador (ST) que contribuem para a falta de efetividade das suas ações e para o prejuízo da sua atenção integral.

Método:

ensaio baseado em revisão documental e de literatura.

Resultados:

foram discutidos os avanços e os desafios para o alcance da atenção integral em ST nos temas: instituições e serviços responsáveis pela ST; Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT); Sistemas de Informação em Saúde do Trabalhador (SIST) e sistema de proteção social; e formação de recursos humanos no campo da ST.

Conclusão:

a formulação de novas diretrizes e a implementação de medidas de intervenção são necessárias para o alcance da integralidade em ST, a universalidade dos SIST, uma ação articulada e integral de VISAT e a qualificação de profissionais por meio de uma aproximação teórico-prática.

Abstract Introduction:

public and social policies aimed at a comprehensive worker's health care have been weakened in face of the recently changes in the world of work and the prevailing economic interests.

Objective:

to reflect on themes that have contributed for worker's health care actions becoming less effective and comprehensive.

Method:

essay based on a documentary research and literature review.

Results:

we discussed the following themes: institutions/services in charge of the occupational health care; Occupational Health Surveillance; social protection and occupational health information systems; human resources development for occupational health care.

Conclusion:

in order to reach worker's health comprehensive care, the formulation of new programmatic guidelines and the implementation of intervention measures are necessary.

More related