Valgismo associado à aptidão física, nível de atividade física e tempo sedentário em escolares. Um estudo transversal
Valgus associated with fitness physical, physical activity level and sedentary time in schoolchildren. A cross-sectional study

Diagn. tratamento; 26 (4), 2021
Publication year: 2021

Introdução:

Os desvios axiais dos membros inferiores estão associados ao aumento da adiposidade, desconforto na prática da atividade física, dificultando um estilo de vida fisicamente ativo.

Objetivo:

Associar os graus de geno valgo com a intensidade da atividade física e o tempo sedentário, assim como determinar a relação com a aptidão física em escolares de Ilhabela.

Tipo de estudo e local:

Estudo transversal em escolares de Ilhabela, SP.

Métodos:

Estudo transversal, com amostra por conveniência, de 96 escolares entre 9 e 11 anos, residentes em Ilhabela, São Paulo. O geno valgo foi avaliado por goniômetro, classificando a distância intermaleolar (DIM, cm) em leve, moderada e grave. O nível de atividade física foi avaliado por acelerômetro (ActiGraph GT3X-BT, Freedson P.S), sendo classificado em atividade física: leve, moderada, moderada a vigorosa, vigorosa e tempo sedentário.

Análise estatística:

Foi utilizado o Teste t de Student, análise de variância (ANOVA oneway) seguido da correlação de Pearson, por meio do software SPSS versão 20.0, adotando nível de significância de P < 0,05.

Resultados:

No grau leve DIM, as associações moderadas e significativas das intensidades do nivel de atividade física foram mais fortes no sexo feminino. Com o aumento do grau na classificação moderado e grave (DIM) as associações são de moderada a forte e significativas somente no sexo masculino.

Conclusão:

Concluímos que o aumento dos graus de geno valgo foi associado a um maior tempo sedentário e à intensidade da atividade física leve; e há um menor envolvimento com atividades de intensidades moderada e moderada/vigorosa.

More related