Percepção das mães em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor de seus filhos com doenças hepáticas: um estudo qualitativo
Mothers' perception of the neuropsychomotor development of their children liver diseases: a qualitative study
Rev. Pesqui. Fisioter; 11 (4), 2021
Publication year: 2021
INTRODUÇÃO:
Muito se sabe sobre o quanto as doenças hepáticas impactam no desenvolvimento cognitivo, motor e social infantil. Entretanto, saber o que as mães pensam sobre o desenvolvimento de seus filhos e os aspectos que elas consideram mais importantes constituem temas pouco explorados.OBJETIVO:
Investigar as percepções das mães de crianças hepatopatas acerca do desenvolvimento de seus filhos.MÉTODO:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivoexploratória, realizada com 12 mães de crianças (até 6 anos de idade) com hepatopatias crônicas, acompanhadas num centro de referência da Bahia. Realizou-se entrevista narrativa para coleta dos dados, que foram posteriormente transcritas e processadas conforme a análise de conteúdo temático categorial de Bardin. Foi comparado a percepção das mães acerca do desenvolvimento de seus filhos com os resultados obtidos na avaliação com o Teste de triagem de Denver II (TTDII) de suas crianças.RESULTADOS:
Há concordância na maioria dos resultados da avaliação para suspeita ou risco do desenvolvimento neuropsicomotor, demonstrando que essas mães conseguem identificar comportamentos típicos e atípicos. As falas maternas são de superproteção e amenização do processo do adoecimento, bem como autoconfiança e superioridade como uma atitude de defesa, na tentativa de escamotear o sentimento de fragilidade frente a doença.CONCLUSÕES:
A percepção das mães acerca do desenvolvimento de seus filhos foi convergente com os resultados do TTDII. As mães e as crianças precisam de acompanhamento multiprofissional para melhor manejo terapêutico e neurodesenvolvimento, bem como suporte familiar.
| INTRODUCTION: Much is known about the impact
of liver diseases on children's cognitive, motor, and social
development. However, knowing what mothers think about
their children's development and the aspects they consider most
important are issues that have been little explored.