Bicicletas e liberdade: dialética, limiar e as dimensões subjetivas e políticas de duas obras de Ai Weiwei
Bicycles and freedom: dialetics, threshold and the subjectibe and political dimensions of two works by Ai Weiwei
Bicicletas y libertad: dialética, umbral y las dimensiones subjetivas y políticas de dos trabajos de Ai Weiwei

Rev. polis psique; 11 (2), 2021
Publication year: 2021

Este artigo analisa duas obras do artista contemporâneo Ai Weiwei:

"Bicicletas Forever" e "Flores pela Liberdade". Partindo dos conceitos de imagem dialética e de limiar de Walter Benjamin,bem como seus desdobramentos na teoria de Didi-Hubermanem interlocução com a psicanálise freudo-lacaniana, este artigo reflete, por meio do método psicanalítico da atenção flutuante, sobre as obras como sintomas de um tempo, analisando suas dimensões subjetivas e políticas.Colocam-se em discussão as imagens e significantes das obras, falas e contingências do artista, assim como aspectos políticos da arte contemporânea presente em suas criações. As obrasde Ai Weiwei estãoem interlocução com diferentes tempos e espaços,contextos artísticos e políticos,proporcionando experiências dialéticas, liminares, anacrônicas e críticas, abrindo brechas no autoritarismo e passagens para o desejo de liberdade e criação em um enlace singular entre artista e público. (AU)

This article analyzes two works by the contemporary artist Ai Weiwei:

"Bicycles Forever" and "Flowers for Freedom". Starting from the concepts of dialectical image and threshold of Walter Benjamin, as well as its developments in Didi-Huberman's theory in interlocution with the Freudo-Lacanian psychoanalysis, this article reflects, through the psychoanalytic method of floating attention, on works as symptoms of a time, analyzing its subjective and political dimensions. The images and signifiers of the works, speeches and contingencies of the artist, as well as political aspects of contemporary art present in his creations are discussed. Ai Weiwei's works are in dialogue with different times and spaces, artistic and political contexts, providing dialectical, threshold, anachronistic and critical experiences, opening loopholes in authoritarianism and passages for the desire for freedom and creation in a unique link between artist and audience. (AU)

Este artículo analiza dos obras del artista contemporáneo Ai Weiwei:

"Bicycles Forever" y "Flores pela Liberdade". Partiendo de los conceptos de imagen dialéctico y umbral de Walter Benjamin, así como sus desarrollos en la teoría de Didi-Huberman en la interlocución con el psicoanálisis freudolacaniano, este artículo refleja, a través del método psicoanalítico de atenciónflotante, sobre los trabajos como sintomas de um tiempo, analizando sus dimensiones subjetivas y políticas. Se cuestionan las imágenes y los significantes de las obras, los discursos y las contingencias del artista, así como los aspectos políticos del arte contemporáneo presentes en sus creaciones. Las obras de Ai Weiwei se interrelacionan con diferentes tiempos y espacios, contextos artísticos y políticos, proporcionando experiencias dialécticas, liminales, anacrónicas y críticas, abriendo brechas en el autoritarismo y pasajes al deseo de libertad y creación en un vínculo singular entre el artista y el público. (AU)

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