Composição corporal e índice de massa corporal de mulheres praticantes de Pilates de duas cidades gaúchas
Body composition and body mass index in women Pilates practitioners from two Brazilian cities

Fisioter. Bras; 22 (5), 2021
Publication year: 2021

O Método Pilates (MP) se desenvolveu muito nos últimos anos, fazendo-se necessário compreender seus efeitos na composição corporal de seus praticantes.

Objetivo:

Avaliar e comparar o Índice de Massa Corporal (IMC) e a composição corporal de mulheres praticantes do MP de duas cidades do Estado do Rio Grande do Sul.

Métodos:

Foram avaliadas 30 mulheres praticantes do MP contemporâneo há pelo menos três meses, com frequência de uma ou duas vezes por semana, com idade média 40,50 ± 10,94 anos, sendo 15 delas em Encruzilhada do Sul (GE), e as outras 15, em Viamão (GV). Foram aferidas seis dobras cutâneas, seis perímetros, nove diâmetros e nove comprimentos, além de peso e altura para obter o IMC. Foi realizada estatística descritiva e teste t para amostras independentes, adotando nível de significância de p < 0,05.

Resultados:

Não foram encontradas diferenças estatísticas significativa entre os grupos na composição corporal e no IMC. Ocorreu diferença estatística significativa entre os dois grupos com relação ao tempo de prática (p = 0,01).

Conclusão:

Conclui-se que os grupos apresentam composição corporal e IMC semelhantes. Porém, evidencia-se uma tendência a maiores níveis de gordura corporal e índices de obesidade no GV, devido ao menor tempo de prática do MP. (AU)

More related