Ferenczi e a constituição das formas de expressão
Ferenczi and the constitution of the forms of expression
Ferenczi et la constitution des formes d'expression
Ferenczi y la constitución de las formas de expresión
Psicol. USP; 33 (), 2022
Publication year: 2022
Resumo Subsiste, ao longo de toda a obra de Sándor Ferenczi, uma preocupação com a dimensão do corpo na experiência psicanalítica, concebendo-o predominantemente sob o viés da expressão. Este artigo visa apresentar uma leitura, com base em sua teoria, sobre a constituição dos múltiplos modos de expressão. Para isso, são propostas seis ideias que se organizam em duas séries paralelas e complementares. A primeira envolve as noções de onipotência, catástrofe e regressão; a segunda agrupa as ideias de condição, adaptação e complexificação.
Abstract Throughout his work, Sándor Ferenczi concerns himself with the dimension of the body in the psychoanalytic experience, framing it predominantly from the point of view of expression. This paper presents a reading, based on his theory, on the constitution of multiple modes of expression. To do so, we propose six ideas organized in two parallel and complementary series: the first involves the notions of omnipotence, catastrophe, and regression; the second groups the ideas of condition, adaptation, and complexification.
Résumé Tout au long de son œuvre, Sándor Ferenczi s'intéresse à la dimension du corps dans l'expérience psychanalytique, en l'encadrant principalement du point de vue de l'expression. Cet article présente une lecture, basée sur sa théorie, de la constitution de multiples modes d'expression. Pour cela, nous proposons six idées organisées en deux séries parallèles et complémentaires : la première implique les notions d'omnipotence, de catastrophe et de régression ; la seconde regroupe les idées de condition, d'adaptation et de complexification.
Resumen A lo largo de su obra, Sándor Ferenczi trata de la dimensión del cuerpo en la experiencia psicoanalítica, concibiéndola predominantemente desde el punto de vista de la expresión. Este trabajo presenta una lectura, basada en su teoría, sobre la constitución de múltiples modos de expresión. Para ello, proponemos seis ideas organizadas en dos series paralelas y complementarias: la primera involucra las nociones de omnipotencia, catástrofe y regresión; la segunda agrupa las ideas de condición, adaptación y complejización.