O cuidar do paciente com Acidente Vascular Cerebral: repercussões no cuidador informal
Care of the patient with Cerebral Vascular Accident: repercussions on informal career
J. Health Sci. Inst; 37 (3), 2019
Publication year: 2019
Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar as principais repercussões vivenciadas por cuidadores informais de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral.
Foram realizadas consultas nas bases de dados:
Literatura latino Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Bases de dados de enfermagem (BEDENF).Foram utilizados os seguintes descritores:
“Acidente Vascular Cerebral” e “Cuidadores”. O cruzamento dos descritores realizou-se em combinação única utilizando o operador booleano AND. A busca dos artigos foi realizada em janeiro de 2019. Foram selecionados para o presente estudo 19 artigos. As repercussões evidenciadas incluíram as psicológicas e as físicas. As alterações psicológicas incluíram sentimentos mistos que alteravam de alegria, felicidade e amor, para tristeza, incapacidade e medo. As alterações físicas relacionaramse ao nível de dependência do indivíduo acometido por AVC, pois os cuidadores necessitariam desenvolver diversas atividades que, muitas vezes, exigem esforço físico. Os cuidadores em geral apresentam-se sobrecarregados, influenciando negativamente sua qualidade de vida, podendo afetar nos cuidados prestados
An integrative literature review was performed to identify the main repercussions experienced by informal caregivers of patients with stroke.