Telemonitoramento durante a pandemia da COVID-19 em pacientes com doença de Parkinson
Telemonitoring during the COVID-19 pandemic in Parkinson’s disease patients

Fisioter. Bras; 22 (6), 2022
Publication year: 2022

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa progressiva frequente, caracterizada como grupo de risco mediante a pandemia do novo coronavirus (COVID-19). Por isso, o telemonitoramento surge como uma boa alternativa terapêutica para continuidade dos serviços de fisioterapia.

Objetivo:

Avaliar a frequência de atividade física, adesão e satisfação dos pacientes com DP frente ao telemonitoramento.

Métodos:

Trata-se de um estudo clínico longitudinal. Foram enviados, via aplicativo de mensagens, três vídeos em 9 semanas de telemonitoramento. Foram avaliadas a frequência e adesão aos exercícios e, por fim, a satisfação ao telemonitoramento.

Resultados:

Foram monitorados 21 pacientes. A frequência e adesão aos exercícios decresceram, apresentando melhores índices entre os homens. O nível de adesão foi maior entre aqueles que utilizaram o aplicativo de parentes próximos. Os pacientes relataram satisfação ao telemonitoramento.

Conclusão:

Os níveis adesão e as frequência dos exercícios foram melhores no gênero masculino e entre aqueles que fizeram uso de aplicativos de parentes próximos. O telemonitoramento é uma terapêutica alternativa. (AU)

More related