Considerações Pós-Estruturalistas sobre o Sujeito, o Tempo e a(s) Língua(s) no Filme Babel
Post-Structural Considerations about Subject, Time and Language(s) in the Movie Babel
Consideraciones Post-Estructuralistas sobre el Sujeto, el Tiempo y las Lengua(s) en la Película Babel

Estud. pesqui. psicol. (Impr.); 21 (2), 2021
Publication year: 2021

No cenário contemporâneo, localizamos uma concepção hegemônica e idealizada sobre a linguagem, definida como capaz de representar a realidade e o sujeito, bem como realizar a plena tradução do sujeito e do outro. Entendemos que os pressupostos modernos de identidade, sujeito cognoscente, tempo linear, binarismo, dentre outros, sustentam a concepção hegemônica de linguagem. Esse artigo visa realizar um exercício de desconstrução da concepção idealizada da linguagem e das suas relações com o modo de subjetivar, que opera a partir dos pressupostos modernos. Produziu-se nesse artigo a leitura e a análise desconstrutiva de algumas cenas do filme Babel (2006), recorrendo ao aporte teórico de autores pós-estruturalistas como Foucault e Derrida. Utilizaram-se conceitos como descontínuo e acontecimento para trabalhar com as aporias da língua e da comunicação, relacionando-as aos pressupostos da identidade, do sujeito cognoscente e do tempo linear. Entende-se que a(s) língua(s) se associam à diferença, aos deslizamentos dos sentidos e à alteridade. (AU)
In the contemporary scenario, we find a hegemonic and idealized conception of language that defines itself as capable of representing reality and the subject, as well as capable of fully translating the subject and the other. We understand that the modern assumptions of identity, conscious subject, linear time, binarisms, among others, support this hegemonic conception of language. This article aims to perform an exercise of deconstruction of the idealized conception of language and its relations with the modes of subjectivity that operates from modern presuppositions. Therefore, this article aims to produce the deconstructive reading of some scenes from the movie Babel (2006), using the theoretical support of poststructuralists authors such as Foucault and Derrida. We use concepts such as discontinuous and event to work with the aporias of language and communication relating them to the presupposition of identity, conscious subject and linear time. It is understood that the language (s) is associated with difference, sliding of the senses and otherness. (AU)
En el escenario contemporáneo localizamos la concepción hegemónica e idealizada sobre el lenguaje que la define como capaz de representar la realidad y el sujeto, y también, con la capacidad de realizar la plena traducción del sujeto y del otro. Entendemos que los presupuestos modernos de la identidad, del sujeto cognoscente, del tiempo linear y el binarismo, entre otros, sustentan la concepción hegemónica del lenguaje. El objetivo del presente artículo es realizar un ejercicio de desconstrucción de la concepción idealizada del lenguaje y de sus relaciones con el modo de subjetivar que opera a partir de los presupuestos modernos. Así, se trata de producir la lectura y análisis deconstructiva de algunas escenas de la película Babel (2006), recurriendo al aporte teórico de los autores post-estructuralistas como Foucault y Derrida. Utilizamos conceptos como discontinuo y acontecimiento para trabajar con las aporías de la lengua y de la comunicación relacionándolas con los presupuestos de la identidad, del sujeto cognoscente y del tiempo linear. Se entiende que la(s) lengua(s) se asocia(n) con la diferencia, los deslizamientos de los sentidos y la alteridad. (AU)

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