O impacto da COVID-19 na população idosa com doença pulmonar crônica não transmissível
The impact of COVID-19 on the elderly population with non-communicable chronic lung disease

Fisioter. Bras; 23 (1), 2022
Publication year: 2022

Introdução:

Envelhecer resulta em transformações biológicas que afetam os indivíduos de maneira heterogênea. A maioria dos sistemas orgânicos experimenta redução em suas funções motoras e cognitivas, interferindo na capacidade de adaptação frente a agentes estressores. Na pneumonia pelo SARS-CoV2, evidenciaram-se implicações da função pulmonar em idosos com doenças pulmonares crônicas.

Objetivo:

Investigar as evidências científicas sobre implicações clínicas da COVID-19 em indivíduos idosos com doença pulmonar crônica não transmissível.

Métodos:

revisão integrativa realizada em novembro de 2020 nas bases de dados CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature), Embase, Scopus, Medline/Pubmed (via National Library of Medicine) e Web of Science, utilizando-se os descritores “COVID-19”, “SARS-CoV2 infection”, “aged”, “chronic pulmonar obstructive disease”, “non-communicable diseases” e operadores booleanos AND e OR. Foram incluídos textos científicos originais, a exemplo de artigos disponibilizados na íntegra, sobre a COVID-19 em idosos com Doenças Respiratórias Crônicas Não Transmissíveis.

Resultados:

Idosos com comorbidades estão propensos a complicações durante a infecção por COVID-19, com altas taxas de mortalidade e alterações tomográficas atípicas.

Conclusão:

A forma grave da COVID-19 e a elevada mortalidade em idosos podem ser atribuídas à alta comorbidade, prevalência de demência e síndromes geriátricas. (AU)

More related