Impacto do tempo de hospitalização na mobilidade e na qualidade de vida de idosos
Impact of hospitalization time in mobility and quality of life of elderly
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.); 18 (3), 2019
Publication year: 2019
O internamento hospitalar pode ser um período de risco para a população idosa, pois, devido às consequências do envelhecimento associadas a comorbidades e repouso prolongado no leito, o idoso fica mais susceptível a complicações secundárias à causa da
hospitalização, como diminuição da mobilidade, com possível comprometimento motor, possivelmente associado a uma redução da autonomia e da qualidade de vida desses pacientes.
Objetivo:
avaliar o impacto do tempo de internamento hospitalar na mobilidade e na qualidade de vida do idoso.Metodologia:
participaram do estudo 17 idosos, com média de idade de 69,8 anos (± 7,3), de ambos os sexos, internados no Hospital Santo Antônio. Foram avaliadas a mobilidade, por meio do teste Timed Up and Go (TUG), e a qualidade de vida (QV) pela escala WHOQOL-OLD, no início do internamento, após 7 dias, 10 dias, 15 dias e 30 dias.Resultados:
Os resultados mostraram impacto do internamento na mobilidade do idoso após o décimo quinto dia (p=0.003) da hospitalização. Quanto à QV do idoso, houve diferenças significativas nos domínios da autonomia (p<0,001), do funcionamento sensorial (p=0.018), da participação social (p<0.001), do temor à morte (p<0.001) e da intimidade dos pacientes (p=0.037), após quinze dias da hospitalização.Conclusão:
o tempo de internamento hospitalar parece influenciar a mobilidade, a qualidade de vida do idoso, com impacto significativo após quinze dias de internamento.
Hospitalization may be a period of risk for the elderly population, because due to the consequences of aging associated with comorbidities and prolonged bed rest, the elderly is more susceptible to complications secondary to hospitalization. This may lead
to a decrease in mobility, with possible motor impairment and possibly associated, a reduction in the autonomy and quality of life of these patients.