Uso da pele de tilápia do Nilo em medicina regenerativa: Status atual e perspectivas futuras
Nile tilapia fish skin use in regenerative medicine: Current status and future perspectives

Rev. bras. queimaduras; 19 (1), 2020
Publication year: 2020

OBJETIVO:

O presente estudo tem como objetivo apresentar a trajetória do desenvolvimento da pele de tilápia como curativo biológico.

MÉTODO:

Descrição do processo de desenvolvimento da pele de tilápia como curativo biológico, desde a concepção da ideia para utilização no tratamento de queimaduras, até as perspectivas de sua utilização como scaffold em múltiplas especialidades médicas.

RESULTADOS:

Com o objetivo de oferecer uma alternativa segura, eficaz e de baixo custo para o tratamento de queimaduras, pesquisadores brasileiros desenvolveram um curativo biológico derivado da pele de tilápia.

CONCLUSÃO:

A pele de tilápia vem demonstrando um notável potencial como curativo biológico no tratamento de queimaduras e na medicina regenerativa.

OBJECTIVE:

The present study aims to present the development trajectory of the tilapia skin as a biological dressing.

METHODS:

To describe the development process of tilapia skin as biological dressing, from the conception to the burn wounds treatment to the perspectives of its use as a scaffold in multiple medical specialties.

RESULTS:

In order to provide a safe, effective and low-cost alternative for the treatment of burn injuries, Brazilian researchers have recently developed a biological dressing derived from tilapia skin.

CONCLUSION:

The tilapia skin have been demonstrating the remarkable potential as a biological dressing in burn injuries treatment and in regenerative medicine.

More related