Hormônio do crescimento versus treinamento de força: alterações nas estruturas colágenas, lipídicas e glicídicas
Growth hormone (gh) versus strength training: changes in collagen, lipid and glucidic structures
Rev. bras. ciênc. mov; 29 (2), 2022
Publication year: 2022
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da aplicação de hormônio do crescimento (Growth Hormone - GH) e treinamento de força (TF) na composição do
tecido ósseo de ratos Wistar a partir da Espectroscopia Raman.
40 ratos machos foram distribuídos de forma aleatória em quatro grupos:
controle (C [n=10]), controle a aplicação de GH (GHC [n=10]), treinamento de força (T [n=10]) e treinamento de força e aplicação de GH (GHT [n=10]). O treinamento foi composto por quatro séries de 10 saltos aquáticos, realizados três vezes por semana, com sobrecarga correspondente a 50% do peso corpóreo e duração de quatro semanas. O GH foi aplicado na dose de 0,2 UI/Kg em cada animal, três vezes por semana e em dias alternados. Ao final do experimento, os animais foram eutanasiados e coletados os fêmures direitos para realização da análise da composição óssea. A espectroscopia Raman (ER) foi utilizada para observar os seguintes compostos a partir de suas respectivas bandas: colágeno e fosfolipídio (1445 cm-1), colesterol (548 cm-1), glicerol (607 cm-1), glicose (913 cm-1), Pico de carboidrato (931 cm-1 ) e prolina (918 cm-1 ). Para a análise estatística, foram realizados os testes de normalidade de Shapiro-Wilk e análise de variâncias ANOVA one-way, seguida pelo pós-teste de Tukey. Os resultados revelaram aumento nas concentrações de colágeno e fosfolipidio, colesterol, glicerol, glicose, pico de carboidrato e prolina em todos os grupos experimentais, associados ou não à realização do ST e/ou aplicação de GH. Porém, somente o grupo T diferiu significativamente do grupo C (p<0,05). Conclui-se que todas intervenções puderam promover ganho no tecido ósseo, porém, somente o grupo T demonstrou diferença significativa nos compostos minerais analisados. (AU)
The objective of this study was to evaluate the effect of the application of growth hormone (GH) and strength training (TF) on the bone tissue composition of Wistar rats using Raman Spectroscopy.