Adequação calórico proteica da terapia nutricional enteral em pacientes críticos
Rev. Cient. Esc. Estadual Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago; 8 (), 2022
Publication year: 2022
A doença crítica promove um estado hipercatabólico associado a uma resposta inflamatória intensa. Admite-se que essas alterações contribuem para o aumento do gasto de energia e para a elevação do catabolismo proteico.
Objetivo:
analisar a adequação calórico-proteica da terapia de nutrição enteral e o seu impacto no desfecho clínico de pacientes críticos.Método:
Trata-se de um estudo longitudinal prospectivo realizado com 36 pacientes internados em unidades de terapia intensiva. A adequação da oferta calórico-proteica foi obtida pela relação percentual a partir do quarto dia de implementação da terapia nutricional. Realizou-se o teste de Shapiro Wilk para averiguar a normalidade dos dados e a partir disso, foi aplicado o teste de Mann-Whitney ou de t-Student não pareado. Foi realizada a análise de regressão logística com estimativa de seu coeficiente. Para a regressão estimou-se o intervalo de confiança de 95% e nível de significância de 5%. Foi utilizado o software STATA® versão 14.0 nesta análise.Resultados:
Ao avaliar 36 pacientes verificou-se que a sobrevida foi menor entre os indivíduos que apresentaram o menor percentual de adequação calórica (p=0,010) e proteica (p=<0,001). Observou-se que oferta proteica impactou mais expressivamente os desfechos clínicos, ao aumento de 1% na média de adequação proteica as chances de óbito diminuíram 21%.Conclusão:
O menor percentual de adequação calórico-proteica foi associado a menor sobrevida de pacientes críticos. Ainda, observou-se que o percentual de adequação proteica se associou mais expressivamente aos desfechos clínicos nessa amostra
The critical illness promotes a hypercatabolic state associated with an intense inflammatory response. It is recognized that those changes contribute to the rise of consumption of energy expenditure and to protein metabolism rise.