J. health inform; 12 (3), 2020
Publication year: 2020
Objetivo:
Comparar nos idosos a evolução do equilíbrio, cognição e marcha durante a prática de exercício físico com a realidade virtual. Métodos:
31 participantes de ambos os sexos, foram divididos nos grupos: 1. Realidade Virtual (RV); 2. Exercício Físico (EF) e 3. Realidade Virtual e Exercício Físico (RVEF), realizaram procedimentos com um quebra-cabeça virtual (grupos RV) e/ou exercício físico de caminhada (grupos EF), durante 5 meses. Resultados:
Na atenção todos os grupos aumentaram o escore médio após o período de intervenção. Na memória as diferenças estatisticamente significativas ocorreram nos grupos RV e RVEF. No equilíbrio todos os grupos aumentaram o escore após o período de intervenção. Na marcha o grupo RVEF obteve melhor resultado. Conclusões:
As intervenções por RV e EF mostraram-se eficazes para a melhora do equilíbrio, marcha, atenção e memória. Portanto, conclui-se que a intervenção por RV associada ao EF melhora o desempenho físico funcional em idosos.
Objective:
To compare in the elderly, the evolution of balance, cognition and walking during physical exercise with virtual reality. Methods:
31 participants of both sexes divided into groups: 1. Virtual Reality (VR); 2. Physical Exercise (PE) and 3. Virtual Reality and Physical Exercise (VRPE), performed procedures with a virtual puzzle (VR groups) or walking physical exercise (PE groups), during five months. Results:
In the attention test, all groups increased the mean score after the intervention period; In the memory test, statistically significant differences occurred in the VR and VRPE groups; In the balance test, all groups increased the score after the intervention period, and in the gait test, the VRPE group obtained better results. Conclusions:
The interventions by VR and PE were effective in improving balance, gait, attention and memory. Therefore, we conclude that VR intervention associated with PE improves functional physical performance in the elderly.
Objetivo:
Comparar la evolución del equilibrio, la cognición y la marcha durante el ejercicio físico con la realidad virtual del ancianos. Métodos:
31 participantes de ambos sexos fueron divididos en grupos: 1. Realidad Virtual (RV) con un rompecabezas virtual; 2. Ejercicio Físico (EF) caminando; y 3. Realidad Virtual y Ejercicio Físico (RVEF). La intervención ha durado cinco meses. Resultados:
En la atención todos aumentaron la puntuación media después del período de intervención. En la memoria, las diferencias estadísticamente significativas ocurrieron en los grupos RV y RVEF. En equilibrio, todos aumentaron la puntuación después del período de intervención. En la marcha el grupo RVEF obtuvo mejores resultados. Conclusiones:
Las intervenciones de RV y EF fueron efectivas para mejorar el equilibrio, la marcha, la atención y la memoria. Se concluye que la intervención de la RV asociada a la EF mejora el rendimiento físico y funcional en los ancianos.