Museus para quem? Interações entre perfil de público, lazer e turismo
Museums for whom? Interactions between public profile, leisure and tourism
Licere (Online); 25 (1), 2022
Publication year: 2022
O artigo reflete sobre turismo, museus e lazer a partir do estudo de público. Consiste em pesquisa quantitativa realizada em dois museus de ciências em Belo Horizonte, Minas Gerais. A amostra foi 342 formulários, distribuídos entre as instituições pesquisadas, sendo 171 em cada.
Para a obtenção dos dados foram utilizados dois instrumentos:
formulário para a abordagem quantitativa e a observação de campo, para dados qualitativos. Para o tratamento dos dados, foi utilizado o programa R, versão 3.6.1, com análise de regressão e correlação. Os resultados apontam que o perfil do público se assemelha a outros no contexto nacional e internacional e confirmam o status de elite dos espaços. No caso específico do Brasil, o fator cultural pode ser destacado como uma característica definidora do distanciamento da população. Uma surpresa identificada na pesquisa foi o baixo índice de visitantes que podem ser definidos como turistas.
This article reflects on the triad tourism, museums, and leisure from the public study. It consists of quantitative research conducted in two science museums in Brazil. The sample was 342 forms distributed equally between the surveyed institutions, 171 each.