Avaliação da eficiência das ações de controle da hipertensão arterial sistêmica na Atenção Básica: um estudo da Região Norte do Brasil
Evaluation of the efficiency of actions concerning Systematic Arterial Hypertension in Primary Health Care: a study in Northern Brazil
Physis (Rio J.); 32 (2), 2022
Publication year: 2022
Resumo Objetivo:
Avaliar a eficiência das ações de controle da hipertensão na Atenção Básica dos municípios da Região Norte do Brasil.Métodos:
Estudo avaliativo, descritivo, transversal e quantitativo utilizando Análise Envoltória de Dados.Os insumos foram:
recurso financeiro, jornada de trabalho da equipe e utilização de consultórios, e os produtos: ações de controle da HAS (hipertensos cadastrados, consulta individual e visita domiciliar). A coleta de dados foi realizada através dos bancos de dados secundários, com dados referentes ao ano de 2013.Resultados:
Foram avaliados 142 municípios estratificados em dois portes populacionais: até 10 mil habitantes (porte 1) e 10.001-20.000 habitantes (porte 2). Os resultados indicaram baixo percentual de municípios eficientes (22,5% no porte 1 e 34,7% no porte 2), com a menor média de eficiência (0,7634) em municípios do porte 1. Os maiores déficits encontrados foram na consulta individual aos hipertensos em ambos os portes (48,6% e 46,6%, respectivamente).Conclusão:
Esses municípios apresentaram escores de eficiência abaixo de suas capacidades instaladas e poderiam aumentar suas ações em mais de 40% em média. Tais achados indicam que os gestores poderiam planejar melhor suas ações, otimizando os recursos disponíveis para aumentar a oferta de serviços.
ABSTRACT Objective To evaluate the efficiency of control actions of Hypertension in Primary Health Care in the municipalities in Northern Brazil.