O que se passa em Hamlet? Pontos e contrapontos entre Freud e Lacan
What happens in Hamlet? Points and counterpoints between Freud and Lacan
Que se passe-t-il dans Hamlet? Points et contrepoints entre Freud et Lacan
¿Qué pasa en Hamlet? Puntos y contrapuntos entre Freud y Lacan
Psicol. USP; 33 (), 2022
Publication year: 2022
Resumo Lacan (1958-59) definiu a tragédia de Hamlet como a tragédia do desejo, vendo na trama da peça uma espécie de armadilha de pássaro, em que o desejo do homem estaria essencialmente enredado. Como disse, Hamlet não lhe veio por acaso, havia se imposto graças aos ecos do "ser e não ser o falo", recolhidos do paciente da analista inglesa Ella Sharpe, que acabaram por conduzi-lo a um dos temas germinais do pensamento de Freud sobre a forma como se organiza a posição do desejo, ou seja, às coordenadas articuladas por Freud, na Interpretação dos Sonhos, entre Hamlet, Édipo e castração. O objetivo deste estudo é apresentar os pontos e contrapontos da interpretação de Hamlet empreendida por Freud e Lacan.
Abstract Lacan (1958-59) defined Hamlet's tragedy as the tragedy of desire, seeing the plot as some kind of bird trap, in which man's desire would be essentially entangled. The psychoanalyst did not come to Hamlet by chance; the character imposed himself through the echoes of a "to be and not to be" from the phallus Lacan collected from Ella Sharpe's patient, which led him to one of Freud's key themes concerning how the position of desire is organized, that is, the coordinates articulated by Freud in the Interpretation of Dreams, between Hamlet, Oedipus, and castration. This study presents the points and counterpoints of Hamlet's interpretation by Freud and Lacan.
Résumé Lacan (1958-59) a défini la tragédie d'Hamlet comme la tragédie du désir, voyant l'intrigue comme une sorte de piège à oiseleur, dans lequel le désir de l'homme serait essentiellement enchevêtré. Le psychanalyste n'est pas arrivé à Hamlet par hasard ; le personnage s'est imposé par les échos d'un « être et ne pas être » à partir du phallus qu'il a recueilli auprès du patient d'Ella Sharpe, ce qui l'a conduit à l'un des thèmes clés de la pensée de Freud concernant l'organisation de la position du désir, c'est-à-dire les coordonnées articulées par Freud dans l'Interprétation des rêves, entre Hamlet, Œdipe et la castration. Cette étude présente les points et les contrepoints de l'interprétation d'Hamlet par Freud et Lacan.
Resumen Lacan (1958-59) definió la tragedia de Hamlet como la tragedia del deseo al ver en la trama de la obra una especie de trampa para pájaros en la que el deseo del hombre estaría esencialmente enredado. Hamlet no sucedió por casualidad al autor, él se había impuesto gracias a los ecos del ser y no ser el falo que recogió del paciente de la analista inglesa Ella Sharpe que acabó por conducirlo a uno de los temas más primitivos del pensamiento de Freud sobre la forma en que se organiza la posición del deseo, es decir, a las coordenadas articuladas por Freud, en la Interpretación de los Sueños, entre Hamlet, Edipo y la castración. El objetivo de este estudio es presentar los puntos y contrapuntos de la interpretación de Hamlet desde Freud y Lacan.