Cinema e Psicanálise: o silêncio de Freud
Cinema and Psychoanalysis: Freud’s silence
Cine y Psicoanálisis: el silencio de Freud
Psicol. rev; 28 (2), 2019
Publication year: 2019
No presente artigo, os autores investigam a relação entre cinema e psicanálise a partir de um capítulo peculiar dessa história secular: o silêncio textual de Freud a respeito da sétima arte. Primeiramente, nós examinamos os encontros e desencontros do fundador da psicanálise com o universo cinematográfico, contrastando a ausência do cinema na produção textual freudiana com as tentativas de aproximação de psicanalistas contemporâneos a Freud. Também exploramos a produção de "Segredos de uma alma", o primeiro filme empenhado em colocar na grande tela o método psicanalítico - uma iniciativa que não contou com a simpatia de Freud. Além disso, analisamos também a própria configuração do cinema em seus momentos iniciais, cujo formato colocava em realce a dimensão do registro visual em detrimento do campo da palavra, objeto privilegiado no trabalho analítico. A partir desse percorrido, os autores propõem algumas hipóteses e consequências teóricas acerca do eloquente silêncio textual de Freud sobre o cinema.
In this paper, the authors research the relationship between cinema and psychoanalysis based on a peculiar chapter in history: Freud’s textual silence concerning the seventh art. First, we look into the matches and mismatches between the founder of psychoanalysis and the cinematic universe, contrasting the absence of movies in the Freudian texts with the attempts of approximation made by other psychoanalysts from Freud’s time. We also explore the produc-tion of Secrets of a soul, the first movie dedicated to rendering the psycho-analytical method on the big screen – an enterprise that was not endorsed by Freud. . Furthermore, we examine the onset of cinema when its format used to emphasize the visual domain over the field of speech (privileged object in the psychoanalytical labor). This journey leads to the authors proposing a hypothesis and some of the theoretical consequence that Freud’s meaningful silence about cinema have instigated.
En el presente artículo, los autores investigan la relación entre el cine y el psicoanálisis a partir de un capítulo peculiar de esa historia centenaria: el silencio textual de Freud acerca del séptimo arte. En primer lugar, examinamos los encuentros y desencuentros del fundador del psicoanálisis con el universo cinematográfico, contrastando la ausencia del cine en la producción textual freudiana con los intentos de aproximación de psicoanalistas contemporáneos a Freud. También exploramos la producción de “Secretos de un alma”, la primera película empeñada en poner en la pantalla el método psicoanalítico – inicia-tiva que no contó con la simpatía de Freud. Además, analizamos también la propia configuración del cine en sus momentos iniciales, cuyo formato ponía en relieve la dimensión del registro visual en detrimento del campo de la palabra, objeto privilegiado en el trabajo analítico. A partir de ese recorrido, los autores proponen algunas hipótesis y consecuencias teóricas acerca del elocuente silencio textual de Freud sobre el cine.