Da arte de artista no vale-tudo à arte de artesão no MMA: uma análise eliasiana das lutas
From artist art in no holds barred to artisan art in MMA: an elisian analysis of fights
Del arte de artista en vale-tudo al arte de artesano em MMA: un análisis eliasiano de las luchas

Pensar Prát. (Online); 25 (), 2022
Publication year: 2022

Este ensaio analisou os processos de transformação do vale--tudo ao MMA com base no conceito de arte de artesão e arte de artista de Norbert Elias. O vale-tudo e o MMA ocupam o lugar que Elias destinou à música; enquanto a família Gracie é o personagem empírico que, como Elias fez com Mozart, auxilia a entender as duas configurações. A primeira (arte de artista) é uma luta mais livre, menos engessada, com menos controle; a segunda (arte de artesão) é direcionada ao público, à mídia e aos negócios. O processo de esportivização, permeado por transformações configuracionais que modificaram o mercado, a produção e o gosto (AU).
This essay analyzed the transformation processes from no holds barred to MMA based on Norbert Elias’ concept of artisan art and artist’s art. No holds barred and MMA take the place Elias assigned to music; while the Gracie family is the empirical character that, as Elias did with Mozart, helps to understand the two configurations. The first (artist’s art) is a freer fight, less rigid, with less control; the second (artisan art) is aimed to the audience, the media and business. The sportization process, permeated by configurational transformations that modified the market, production and consumer taste, resulted in a decrease in the possibility of fighters acting as “martial artists”. The high control of rules and actions limited the artist’s art (AU).
Analizamos los procesos de transformación de vale-tudo a MMA a partir del concepto de arte de artesano y arte de artista de Norbert Elias. Vale-tudo y MMA toman el lugar que Elias le asignó a la música; y la familia Gracie es el personaje que, como hizo Elias con Mozart, ayuda a comprender las dos configuraciones. La primera (arte de artista) es una lucha más libre, menos rígida, con menos control; la segunda (arte de artesano) está dirigida al público, los medios de comunicación y las empresas. La deportivización modificó el mercado, la producción y el gusto del consumidor, y resultó en una disminución de la posibilidad de que los luchadores actuaren como “artistas marciales”. El alto control de reglas y acciones limitaba el arte del artista (AU).

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