“Escolas” do jogo: investigações e aplicações na educação escolar, esporte e lazer - estudo 1
Game “schools”: investigations and applications in school education, sport and leisure - study 1

Licere (Online); 25 (2), 2022
Publication year: 2022

Este artigo objetiva apresentar uma revisão das produções acadêmicas de algumas correntes teórico-metodológicas, denominadas de “escolas”, que abordam o jogo na Educação Física brasileira. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, do tipo bibliográfico. Os critérios de inclusão para definir as “escolas” foram: tradição de pesquisas produzidas por mais de uma década, formação profissional em grupos de pesquisa com orientações na graduação e pós-graduação e com contribuições didáticas e investigativas utilizadas como referências na área. A análise de conteúdo das obras principais (livros) deu-se a partir das unidades temáticas: educação escolar, esporte e lazer. O estudo identificou quatro escolas, assim denominadas: Jogo, entre a rua e a escola; Jogo Tradicional; Praxiologia Motriz do jogo e Escola Brincante. Neste artigo, está abordado o conceito de jogo e as contribuições das produções bibliográficas para a educação escolar, para o esporte e para o lazer, das duas primeiras escolas.
This article aims to present a review of the academic productions of some theoretical-methodological currents, called “schools”, which approach the game in Brazilian Physical Education. This is a qualitative, descriptive, bibliographic research. The inclusion criteria to define the “schools” were: tradition of the researches produced for more than a decade, professional training in research groups with guidance at undergraduate and postgraduate levels and with didactic and investigative contributions used as references in the area. The content analysis of the main works (books) was based on the thematic units: school education, sport and leisure. The study identified four schools, named as follows: Game, between the street and the school; Traditional Game; Game Driving Praxiology and Playing School. In this article, the concept of game and the contributions of bibliographic productions for school education, for sport and for leisure, from the first two schools are discussed.

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