Kahoot© como estratégia de aprendizagem no ensino de ciências morfofuncionais: uma revisão integrativa
Kahoot© as a learning strategy in the teaching of morphofunctional sciences: an integrative review

Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.); 21 (2), 2022
Publication year: 2022

Introdução:

tecnologias digitais como as gamificações vem modernizando e inovando o processo de aprendizagem.

Objetivo:

agrupar, por meio de uma revisão de literatura, evidências científicas acerca da aplicabilidade do Kahoot© como estratégia de aprendizagem na disciplina de Ciências Morfofuncionais.

Metodologia:

os termos “anatomy”, “histology”, “embryology”, “gamification”, “kahoot”, “Kahoot!”, foram empregados nas bases de dados PubMed, Scopus, Bireme, Web of Science, Science Direct e Eric, utilizando operadores booleanos OR/AND. Foram estabelecidos como critérios de inclusão, artigos com delineamento do tipo experimental, observacional e revisões sistemáticas que descreveram a utilização do Kahoot© como ferramenta de ensino na disciplina de morfologia humana, publicados nos idiomas inglês, espanhol e português, no período de 2013 a 2021. Foram excluídos, artigos que utilizaram o Kahoot© em outras áreas do conhecimento e em outros componentes curriculares.

Resultados:

a amostra foi constituída por 337 artigos que, após leitura do título e resumo, foram submetidos aos critérios de inclusão e exclusão. Destes, 11 artigos foram elegíveis para o estudo.

Discussão:

o Kahoot© motiva o estudante, criando uma atmosfera divertida, favorecendo o trabalho colaborativo e o engajamento dos alunos em seu processo de aprendizagem. Elementos associados à gamificação foram vistos como responsáveis pela descontração e como agentes estressores.

Conclusão:

o Kahoot© possibilita um aprender divertido e dinâmico, porém, pesquisas que utilizem grupo controle e experimental são relevantes para verificar a efetividade do Kahoot© no ensino de morfologia a curto, médio ou longo prazo, potencializando os benefícios do seu uso em sala de aula.

Introduction:

digital technologies such as gamifications have been modernizing and innovating the learning process.

Objective:

to group, through a literature review, scientific evidence about the applicability of Kahoot© as a learning strategy in the discipline of Morphofunctional Sciences.

Methodology:

the terms “anatomy”, “histology”, “embryology”, “gamification”, “kahoot”, “Kahoot!” were employed in the PubMed, Scopus, Bireme, Web of Science, Science Direct and Eric databases, using Boolean OR/AND operators. Inclusion criteria articles with an experimental, observational design and systematic reviews were established that described the use of Kahoot© as a teaching tool in the discipline of human morphology, published in English, Spanish and Portuguese, from 2013 to 2021. Articles that used Kahoot© in other areas of knowlwdge and other curricular components were excluded.

Results:

the sample consisted of 337 articles that, after reading the title and abstract, were found in the searched databases. After reading the title and abstract, the articles are subject to the inclusion and exclusion criteria. Of these, 11 articles were eligible for the study.

Discussion:

the Kahoot© motivates the student, creating a fun atmosphere, favoring collaborative work and studente engagement in their learning process. Elements associated with gamification were seen as responsible for the relaxed and stressing agents.

Conclusion:

Kahoot© a fun and dynamic learning, however, research using control and experimental group is relevant to verify the effectiveness of Kahoot© in the teaching of morphology in the short, medium, or long term, enhancing the benefits of its use in the classroom use

More related