Online braz. j. nurs. (Online); 21 (), 2022
Publication year: 2022
OBJETIVO:
Descrever o uso da realidade virtual durante a punção venosa em crianças
hospitalizadas. MÉTODO:
Estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado por
meio de observação da punção venosa em crianças em uso de óculos de realidade
virtual, em uma unidade de internação pediátrica de um hospital da região noroeste
do Paraná. Os dados foram coletados no período de agosto a setembro de 2019.
RESULTADOS:
Foram observadas 16 crianças com idades entre quatro e oito anos
que receberam o procedimento concomitante ao uso dos óculos. Os escores de dor
foram predominantemente leves em ambas as faixas etárias e o comportamento
psicotomotor mais evidenciado foi um desconforto pequeno. CONCLUSÃO:
O estudo
demonstrou que as punções realizadas com o uso da realidade virtual apresentaram
escores de dor leves e no tangente ao manejo da dor, seu uso pode ser uma
alternativa benéfica dentro da assistência pediátrica na realização de procedimentos
dolorosos.
OBJECTIVE:
To describe the use of Virtual Reality during venipuncture procedures
in hospitalized children. METHOD:
A descriptive study with a quantitative approach,
carried out through observation of venipuncture procedures in children using Virtual
Reality glasses at a pediatric inpatient unit of a hospital in the Northwest region
of Paraná. The data were collected from August to September 2019. RESULTS:
A
total of 16 children were observed, aged between four and eight years old and who
were subjected to the procedure along with use of the glasses. The pain scores
were predominantly mild in both age groups and the most evident psychomotor
behavior was minor discomfort. CONCLUSION:
The study showed that the punctures
performed using Virtual Reality presented mild pain scores and that, in terms of
pain management, its use can be a beneficial alternative within pediatric care in the
performance of painful procedures.
OBJETIVO:
Describir el uso de la realidad virtual durante la venopunción en niños
hospitalizados. MÉTODO:
Estudio descriptivo, con enfoque cuantitativo, realizado
mediante la observación de la venopunción en niños que usaban lentes de realidad
virtual, en una unidad de hospitalización pediátrica de un hospital en la región
noroeste de Paraná. Los datos se recolectaron de agosto a septiembre de 2019.
RESULTADOS:
se observaron 16 niños de cuatro a ocho años que recibieron el
procedimiento concomitantemente con el uso de lentes. En ambas franjas etarias
predominaron los puntajes de dolor leves y el comportamiento psicomotor más
evidente fue el malestar leve. CONCLUSIÓN:
El estudio demostró que las punciones
realizadas durante el uso de realidad virtual presentaron puntajes de dolor leve y
en lo que respecta al manejo del dolor, su uso puede ser una alternativa beneficiosa
dentro de la atención pediátrica en la realización de procedimientos dolorosos.