Alterações podais em idosos: revisão integrativa
Changes in the feet oldder adults: an integrative review
Estud. interdiscip. envelhec; 25 (1), 2020
Publication year: 2020
Compreendendo a magnitude do cuidado integral à saúde da população idosa e considerando o quanto as alterações nos pés podem interferir nas atividades de vida diária, e consequentemente na qualidade de vida desses idosos, o presente estudo teve como objetivo: identificar na literatura evidências científicas acerca das alterações mais frequentes nos pés dos idosos. Levantou-se como questão da pesquisa: Como a literatura tem abordado o tema alterações nos pés dos idosos? Trata-se de uma Revisão Integrativa, e para tal foi realizada busca de artigos publicados e indexados na Biblioteca Virtual em Saúde utilizando a combinação dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde em língua portuguesa: “Pé” e “Idoso” acompanhados do operador booleano “and”.
O resultado final deste levantamento é constituído por dez artigos publicados entre os anos de 2008 e 2017 em duas bases de dados:
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE).Os artigos foram divididos em duas categorias:
Alterações nos pés relacionadas à incapacidade no idoso; Hospitalizações em decorrência de alteração podal: o pé diabético na população idosa. As alterações nos pés dos idosos são frequentes e podem ocorrer tanto como resultado de maus tratos aos pés, como uso de calçados inadequados e traumas, como em consequência de doenças como diabetes mellitus. As alterações podais mais frequentes foram hálux valgo, deformidades nos pequenos artelhos, calosidades, ressecamento, fissuras, unhas quebradiças, encravadas e compridas. Estas alterações podem comprometer a mobilidade e até o favorecer as quedas, colocando em risco a independência dos idosos.(AU)
Understanding the magnitude of comprehensive health care for the older population and considering how changes in the feet can interfere with activities of daily living, and consequently, the quality of life of these older adults, the present study aimed to: identify in the literature scientific evidence about most frequent changes in the feet of older adults.