Relação entre estado nutricional, via de administração da dieta e faixa etária de idosos internados em uma unidade de terapia intensiva
Relationship between nutritional status, route of administratio of the dieta and age range of older adults hospitalized in an intensive care unit
Estud. interdiscip. envelhec; 25 (2), 2020
Publication year: 2020
A identificação do estado nutricional dos idosos tem influência direta nas intervenções nutricionais. Para tanto, o objetivo deste estudo foi identificar e relacionar a via de administração dieta, o estado nutricional e a faixa de idade de pacientes idosos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foi realizado um estudo transversal e retrospectivo, com fichas de avaliação nutricional de idosos admitidos em uma UTI entre os anos de 2013 a 2015.
Foram utilizadas as variáveis:
sexo, idade, índice de massa corporal (IMC), circunferência do braço (CB), adequação da CB, diagnóstico principal e via de alimentação. Utilizou-se o teste de qui-quadrado para avaliar a associação entre as variáveis, considerou-se um nível de significância de p < 0,05. Foram selecionados 168 pacientes com idade média de 72±8,4 anos, 61,9% do sexo masculino, houve prevalência de excesso de peso, seguido de eutrofia através do IMC. A via de alimentação predominante foi a oral. A maioria das internações foi relacionada a doenças cardiovasculares. Houve diferença significativa entre a faixa de idade com a via de alimentação (p=0,004) e a adequação da CB (p=0,001) e entre a via de alimentação com o IMC (p=0,031) e adequação da CB (p=0,001). Os resultados evidenciaram a predominância do excesso de peso e a via oral como forma de alimentação mais prevalente entre os idosos.(AU)
The identification of the nutritional status of older adults has a direct influence on nutritional interventions. To this end, the aim of this study was to identify and relate the route of administration of the diet, the nutritional status and the age range of older patients admitted to an Intensive Care Unit (ICU). A cross-sectional and retrospective study was carried out, with nutritional assessment sheets of older people admitted to an ICU between the years 2013 to 2015.