Revisbrato; 6 (4), 2022
Publication year: 2022
Introdução:
A hospitalização provoca impactos à vida da criança e do adolescente, por apresentar um caráter desafiador em um ambiente desconhecido. Nesse contexto, o brincar pode ser um recurso aliado dos pacientes durante a internação. Objetivo:
Compreender a perspectiva da criança e do adolescente sobre o brincar no período de hospitalização. Métodos:
Trata-se de um estudo descritivo realizado em uma enfermaria pediátrica. Os instrumentos de coleta foram:
questionário sociodemográfico, “Critério de Classificação Econômica Brasil – CCEB da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa” e o roteiro de entrevista. Para a análise dos dados, optou-se pela abordagem descritiva qualitativa baseada em Sandelowski. Resultados:
O estudo contou com a participação de 10 crianças e adolescentes. A análise dos dados gerou duas categorias:
“brincando no hospital” e “utilização do brincar como estratégia de enfrentamento do processo de hospitalização”. Os resultados destacaram a brinquedoteca, o leito e o quarto como os locais para a realização do brincar durante a hospitalização, além de uma diversidade de recursos utilizados durante as brincadeiras. Destaca-se os benefícios do brincar durante a internação pediátrica como estratégia de enfrentamento da hospitalização. Conclusão:
O brincar contribui para o enfrentamento da hospitalização pediátrica, possibilitando a distração, o alívio de tensões, o preenchimento do tempo ocioso e a fuga da realidade. Além disso, foi possível verificar que os adolescentes apresentaram preferência pelos quartos para a realização do brincar, apesar da disponibilidade da brinquedoteca.
Introduction:
Hospitalization causes impacts the lives of children and adolescents, as it presents a challenging character, in an unknown environment. In this context, playing can be an allied resource for patients during hospitalization. Objective:
To understand the perspectives of children and adolescents about playing during hospitalization. Methods:
This is a descriptive study carried out in a pediatric unit. The data collection instruments were:
a sociodemographic questionnaire, “Brazilian Economic Classification Criteria – CCEB of the Brazilian Association of Research Companies” and the interview. For data analysis, a qualitative descriptive approach based on Sandelowski was chosen. Results:
Ten children and adolescents participated in the study. Data analysis generated two categories:
“playing in the hospital” and “use of play as a coping strategy in. the hospitalization process”. The results highlighted the play library, the bed, and the bedroom as the places to play during hospitalization, in addition to a diversity of resources used during the games. The benefits of playing during pediatric hospitalization are highlighted as a strategy for coping with hospitalization. Conclusion:
Playing contributes to coping with pediatric hospitalization, enabling distraction, relieving tension, filling time and escaping reality. In addition,
it was possible to verify that the adolescents showed a preference for rooms for playing, despite Palavras-chave: Ensino Online. Terapia Ocupacional. Aprendizagem. COVID-19.
the availability of the play library.
Introducción:
La hospitalización provoca impactos en la vida de los niños y adolescentes, ya que presenta un carácter desafiante, en un entorno desconocido. En este contexto, el juego puede ser un recurso aliado para los pacientes durante la hospitalización. Objetivo:
Comprender la perspectiva de niños y adolescentes sobre el juego durante la hospitalización. Métodos:
Se trata de un estudio descriptivo realizado en un servicio de pediatría. Los instrumentos de recolección fueron:
cuestionario sociodemográfico, “Criterios de Clasificación Económica Brasileña – CCEB de la Asociación Brasileña de Empresas de Investigación” y el guión de entrevista. Para el análisis de los datos se optó por un enfoque descriptivo cualitativo basado en Sandelowski. Resultados:
El estudio contó con la participación de 10 niños y adolescentes. El análisis de los datos generó dos categorías:
“jugar en el hospital” y “uso del juego como estrategia de afrontamiento del proceso de hospitalización”. Los resultados destacaron la ludoteca, la cama y el dormitorio como los lugares de juego durante la hospitalización, además de una diversidad de recursos utilizados durante los juegos. Se destacan los beneficios del juego durante la hospitalización pediátrica como estrategia de enfrentamiento de la hospitalización. Conclusión:
El juego contribuye para el enfrentamiento de la internación pediátrica, posibilitando la distracción, aliviando la tensión, llenando los tiempos muertos y escapando de la realidad. Además, fue posible verificar que los adolescentes prefirieron las salas para jugar, a pesar de la disponibilidad de la ludoteca.