Avaliação de programa de atividade física para escolares: desenvolvimento e validação de instrumento
Evaluation of physical activity program for students: development and validation of an instrument
Rev. bras. ativ. fís. saúde; 27 (), 2022
Publication year: 2022
Este estudo objetiva desenvolver e validar um instrumento para avaliar dimensões do planejamento e processo de implementação de um programa de intervenção voltado à promoção de atividade física em escolares. Foi conduzido um estudo metodológico realizado durante os meses de julho a dezembro de 2016, vinculado ao programa de intervenção intitulado de “Movimente”. O estudo envolveu as fases teórica (construção do instrumento), empírica e analítica (validação de conteúdo por especialistas, com atribuição de pontuação para os itens e de semântica, por membros da comunidade escolar e alunos do 7º ao 9º ano).
O instrumento é dividido em duas dimensões:
planejamento e processo. Resultados mostram que a dimensão de planejamento foi composta por indicadores acerca da importância da discussão sobre temas de saúde no contexto escolar, interesse em participar do programa e de suas respectivas ações. A dimensão de processo englobou indicadores sobre conhecimento e avaliação do programa e de suas respectivas ações, bem como sobre o interesse em manter o mesmo. Todas as questões foram consideradas válidas (índices de validade acima de 0,90) e compreensíveis (escores acima de 0,82). Conclui-se que o instrumento apresentou qualidade satisfatória no que diz respeito a validade de conteúdo e semântica, sendo considerado apropriado para avaliação do Programa Movimente e programas e ou projetos similares
This study aims to develop and validate an instrument that evaluates dimensions of planning and im-plementation of an intervention program focused on physical activity promotion in schoolers. It was conducted a methodological study carried out during the months of July to December of 2016, part of the Movimente Program. The study included theoretical (instrument development), empirical and analytical phases (content validadion by specialists, with scores atribution to each item, and by par-ticipants with characteristics similar to those of the target population, including school community, and students from 7th to 9th grade school).