Freud e a arte: uma postura estética
Arq. bras. psicol. (Rio J. 2022); 74 (), 2022
Publication year: 2022
O artigo desenvolve a hipótese de que haveria no discurso freudiano
sobre a criatividade artística a presença de uma postura estética
subentendida no próprio encontro de Freud com as obras de arte
de seu tempo. O argumento expõe alguns dados históricos sobre o
panorama artístico da época; algumas referências do arquivo epistolar
do autor; e um recorte da metapsicologia. Sugerimos que o trilho da
estética possibilitou a emergência do emblemático texto O estranho,
em 1919, que antecede a formalização da segunda tópica. O artigo
consiste numa adaptação da primeira parte de uma tese que versa
sobre o aspecto estranho e regressivo da criação artística – inscrito,
portanto, numa dimensão além do princípio do prazer – de modo que o
discurso que articula a arte ao sonho, o devaneio e a brincadeira é aqui
apresentado como base, portanto, de uma estranheza esteticamente
marcada na obra freudiana.