Futuros cirurgiões-dentistas canhotos graduandos da Universidade Federal de Uberlândia: perfil, dificuldades e dores osteomusculares
Future left-handed dentists graduating from the Federal University of Uberlândia: profile, difficulties and musculoskeletal pain
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.); 44 (1), 2023
Publication year: 2023
Os indivíduos canhotos necessitam de utensílios para concretização de suas atividades diárias, bem como, para o exercício da prática odontológica onde a escassez de equipamentos específicos pode refletir em desgaste corporal, com isso, o presente trabalho tem por objetivo identificar os estudantes canhotos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia além de identificar suas dificuldades, queixas e locais de dores osteomusculares nas atividades laboratoriais e clínicas.
Métodos:
Foram incluídos todos os alunos canhotos matriculados no ano de 2021. Foram aplicados questionários on line para coletar os dados dos alunos.Resultados:
Foram tabulados e como resultados, encontrou-se que os canhotos representam 5,6% do total de alunos do curso de Odontologia, a maioria são mulheres (66,7%), com média de idade de 21 anos. O segundo período foi o que apresentou maior número de canhotos (25%). As atividades práticas do curso, estas foram cursadas por 91,7% dos entrevistados, que relataram com maior frequência usar a mão esquerda (62,5%), sentar na posição de 1 hora (20,8%) e ter maior dificuldade ao tratar o quadrante superior direito (45,8%). Os locais mais citados de dores osteomusculares após realizar essas atividades, foram: punhos e mãos (62,5%), parte inferior das costas (62,5%) e pescoço (58,3%).Conclusão:
Os canhotos representam a minoria dos alunos e suas dificuldades são, a falta de estrutura física adequada e a incompreensão das pessoas ao redor. Em relação a queixa de dor ou desconforto, mãos, punhos, parte inferior das costas e pescoço foram os membros mais citados no estudo(AU)
Left-handed individuals need tools to carry out their daily activities, as well as for the exercise of dental practice where the scarcity of specific equipment can reflect on body wear, with this, the present work aims to identify left-handed students of the course of Dentistry at the Federal University of Uberlândia, in addition to identifying their difficulties, complaints and sites of musculoskeletal pain in laboratory and clinical activities.