Conexões e Alianças do Movimento LGBT em Pernambuco na Década de 1980: memórias do GATHO
Connections and Alliances of the LGBT Movement in Pernambuco in the 1980's: the GATHO Memories
Conexiones y Alianzas del Movimiento LGBT en Pernambuco en los 1980: memorias del GATHO
Estud. pesqui. psicol. (Impr.); 22 (3), 2022
Publication year: 2022
Este artigo tem como objetivo contribuir para visibilização de narrativas históricas sobre o movimento LGBT pernambucano na década de 1980 (à época definido como movimento homossexual), a partir da análise de produções jornalísticas - digitalizadas e disponibilizadas em hemerotecas on-line, originalmente publicadas na década de 1980 - sobre a atuação do Grupo de Atuação Homossexual (GATHO). As 30 publicações foram organizadas em um quadro analítico, resultando em três linhas de análise: (i) articulações da ação política do Grupo com outros movimentos sociais; (ii) articulações e interlocuções do grupo na arena política; (iii) convergências e divergências entre as pautas daquele movimento na década de 1980 e as atuais pautas do movimento LGBT. Conclui-se que o GATHO se articulou com outros grupos de destaque no Brasil, a fim de fortalecer o movimento de resistência ao regime civil-militar que impunha opressão sobre as diversidades sexuais, além da interlocução frequente com a esquerda partidária. Foram mapeadas ainda conexões com outros grupos com pautas mais aliadas na construção de agendas comuns de reivindicação. Em linhas gerais, embora tenha havido mudanças na estética e dinâmica de constituição do movimento, parece que o debate se manteve menos na afirmação identitária e mais no enfrentamento a discriminações.
This paper aims to contribute to the visibility of historical narratives about the Pernambuco LGBT movement in the 1980s (at the time defined as homosexual movement), based on the analysis of journalistic productions - digitized and made available in online libraries, originally published in the 1980s - about the work of the Grupo de Atuação Homossexual (GATHO). The 30 publications were organized in an analytical framework, resulting in three lines of analysis: (i) articulations of the Group's political action with other social movements; (ii) articulations and interlocutions of the group in the political arena; (iii) convergences and divergences between the agendas of that movement in the 1980s and the current agendas of the LGBT Movement. We conclude that GATHO articulated with other prominent groups in Brazil, in order to strengthen the resistance movement against the civil-military regime that imposed oppression on sexual diversities, as well as the frequent interlocution with the partisan left. Connections with other groups with more allied agendas were also mapped in the construction of common agendas for demands. In general terms, although there have been changes in the aesthetics and dynamics of the constitution of the movement, it seems that the debate has remained less on identity affirmation and more on confronting discrimination.
Este artículo pretende contribuir a la visibilidad de narrativas históricas sobre el movimiento LGBT del Nordeste de Brasil en los 1980, a través del análisis de producciones periodísticas - digitalizadas y disponibles en bibliotecas online, publicadas originalmente en la década de 1980 - sobre el trabajo del Grupo de Atuação Homossexual (GATHO). Las publicaciones (30) se organizaron en un marco analítico, dando lugar a tres líneas de análisis: (i) articulaciones de la acción política del Grupo con otros movimientos sociales; (ii) articulaciones e interlocuciones del grupo en el ámbito político; (iii) convergencias y divergencias entre las agendas de ese movimiento en los años 80 y las actuales del Movimiento LGBT. Concluimos que el GATHO se articuló con otros grupos destacados de Brasil, para fortalecer el movimiento de resistencia contra el régimen cívico-militar que imponía la opresión a las diversidades sexuales, así como la frecuente interlocución con la izquierda partidaria. En términos generales, aunque ha habido cambios en la estética y la dinámica de la constitución del movimiento, parece que el debate se ha mantenido menos en la afirmación de la identidad y más en la confrontación de la discriminación.