Ser Mulher Negra: Existência e Resistência nos Contos de Conceição Evaristo
Being a Black Woman: Existence and Resistance in Conceição Evaristo's Short Stories
Ser Mujer Negra: Existencia y Resistencia en los Cuentos de Conceição Evaristo

Estud. pesqui. psicol. (Impr.); 22 (2), 2022
Publication year: 2022

O presente artigo pretende discutir, a partir do livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo (2016), os modos de existência e as brechas de resistência que se mostram possíveis na vida das personagens protagonistas dos contos: Isaltina Campo Belo, Shirley Paixão, Lia Gabriel e Maria do Rosário Imaculada dos Santos. A escolha desses contos pautou-se na identificação das encenações em que as vozes narrativas das mulheres protagonistas relatam as experiências e os enfrentamentos de diversas formas de violências em contextos de vulnerabilidade. Percorrendo os exercícios de escrevivência realizados por Evaristo, que nos permitem acesso a experiências reais ficcionalizadas das mulheres pobres, negras e periféricas silenciadas no cotidiano brasileiro, discute-se os modos de ser dessas mulheres diante das condições de vulnerabilidade e exposição à violência. Além disso, compreende-se que tais modos de subjetivação não se referem somente à sujeição e ao silenciamento, mas também dizem respeito a práticas de liberdade e movimentos de resistência. Sendo assim, as narrativas, ao mesmo tempo em que denunciam a vulnerabilidade dessas mulheres, também as distanciam da estigmatização dessas existências, afirmando a singularidade da vida e os enfrentamentos diante das situações de violência.
This article proposes a discussion based on the short stories of Insubmissas Lágrimas de Mulheres (Insubmissive Tears of Women, 2016), written by Conceição Evaristo, about depictions of possible modes of existence as well moments of resistance in its women protagonists' lives: Isaltina Campo Belo, Shirley Paixão, Lia Gabriel and Maria do Rosário Imaculada dos Santos. The short stories were chosen by identifying, through protagonists' narratives voices, the remembrance of experiences tackling various forms of violences within vulnerability contexts. Though these narratives of escrevivência, as named by Evaristo, which grants us access to fictionalized real-life experiences of poor and black women from outlying ghettos that are silenced in Brazilian daily life, we discuss these women's ways of being in the face of vulnerable conditions and exposure to violence. Furthermore, this article comprehended that such modes of subjectivation do not refer exclusively to subjection and silencing, but also to practices of freedom and movements of resistance. Thus, the narratives called out these women's vulnerability as much as it also distances them from the stigmatization of their existences, affirming the singularity of these individual lives and their confrontation of violent situations.
Este artículo pretende discutir, a partir del libro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo (2016), modos de existencia y brechas de resistencia que son posibles en la vida de los personajes protagonistas de los cuentos: Isaltina Campo Belo, Shirley Paixão, Lia Gabriel y Maria do Rosário Imaculada dos Santos. La elección de estos cuentos se pauta en identificar las escenificaciones en que las voces narrativas de las mujeres protagonistas relatan experiencias y enfrentamientos de diversas formas de violencia en contextos de vulnerabilidad. Por intermedio de ejercicios de escrevivência realizados por Evaristo, que nos permiten acceso a experiencias reales pese a ficción de estas mujeres pobres, negras y periféricas silenciadas en el cotidiano brasileño, se discute sus modos de ser ante las condiciones de vulnerabilidad y exposición a la violencia. Además, se entiende que tales modos de subjetivación no se refieren solamente a la sujeción y el silenciamiento, sino que también se refieren a las prácticas de libertad y movimientos de resistencia. Así, las narrativas, al mismo tiempo en que denuncian la vulnerabilidad de esas mujeres, las alejan de la estigmatización de esas existencias, afirmando la singularidad de la vida y los enfrentamientos ante de las situaciones de violência.

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