O cuidado em saúde promovido pelas religiões afro-brasileiras
Health care promoted by afro-brazilian religions
El cuidado en salud promovido por las religiones afrobrasileñas

Psicol. ciênc. prof; 43 (), 2023
Publication year: 2023

No decorrer da história, sempre foram infindáveis os casos em que os sujeitos recorriam a centros espíritas ou terreiros de religiões de matrizes africanas em decorrência de problemas como doenças, desempregos ou amores mal resolvidos, com o objetivo de saná-los. Por conta disso, este artigo visa apresentar os resultados da pesquisa relacionados ao objetivo de mapear os processos de cuidado em saúde ofertados em três terreiros de umbanda de uma cidade do litoral piauiense. Para isso, utilizamos o referencial da Análise Institucional "no papel". Os participantes foram três líderes de terreiros e os respectivos praticantes/consulentes dos seus estabelecimentos religiosos. Identificamos perspectivas de cuidado que se contrapunham às racionalidades biomédicas, positivistas e cartesianas, e faziam referência ao uso de plantas medicinais, ao recebimento de rezas e passes e à consulta oracular. A partir desses resultados, podemos perceber ser cada vez mais necessário, portanto, que os povos de terreiros protagonizem a construção, implementação e avaliação das políticas públicas que lhe sejam específicas.(AU)
In history, there have always been endless cases of people turning to spiritual centers or terreiros of religions of African matrices due to problems such as illnesses, unemployment, or unresolved love affairs. Therefore, this article aims to present the research results related to the objective of mapping the health care processes offered in three Umbanda terreiros of a city on the Piauí Coast. For this, we use the Institutional Analysis reference "on Paper." The participants were three leaders of terreiros and the respective practitioners/consultants of their religious establishments. We identified perspectives of care that contrasted with biomedical, positivist, and Cartesian rationalities and referred to the use of medicinal plants, the prescript of prayers and passes, and oracular consultation. From these results, we can see that it is increasingly necessary, therefore, that the peoples of the terreiros lead the construction, implementation, and evaluation of public policies that are specific to them.(AU)
A lo largo de la historia, siempre hubo casos en los cuales las personas buscan en los centros espíritas o terreros de religiones africanas la cura para sus problemas, como enfermedades, desempleo o amoríos mal resueltos. Por este motivo, este artículo pretende presentar los resultados de la investigación con el objetivo de mapear los procesos de cuidado en salud ofrecidos en tres terreros de umbanda de una ciudad del litoral de Piauí (Brasil). Para ello, se utiliza el referencial del Análisis Institucional "en el Papel". Los participantes fueron tres líderes de terreros y los respectivos practicantes / consultivos de los establecimientos religiosos que los mismos conducían. Se identificaron perspectivas de cuidado que se contraponían a las racionalidades biomédicas, positivistas y cartesianas, y hacían referencia al uso de plantas medicinales, al recibimiento de rezos y pases y a la consulta oracular. Los resultados permiten concluir que es cada vez más necesario que los pueblos de terreros sean agentes protagónicos de la construcción, implementación y evaluación de las políticas públicas destinadas específicamente para ellos.(AU)
Religión, Práctica Clínica Basada en la Evidencia, Psicología, d0036950, ddcs0264020, d0144780, d0041940, d0046450, d0109460, d0121060, d0116400, d0658340, ddcs0167710, África, Medicinas Tradicionales Africanas, , Terapéutica, Terapias Complementarias, Terapias Espirituales, Curación Mental, Terapia Hortícola, Curación por la Fe, Magia, Terapias Mente-Cuerpo, Quilombola, Estudios Poblacionales en Salud Pública, Etnicidad, , Grupos Minoritarios, Etnocentrismo, Prejuicio, Racismo, Ageísmo, Pueblo Africano, Negro o Afroamericano, Poblaciones Vulnerables, Grupos Raciales, Distrés Psicológico, , , Conducta Ceremonial, , Deshumanización, Empoderamiento, Tolerancia, Ajuste Social, Identificación Social, Inclusión Social, Estigma Social, Estereotipo, Moral, , Conducta y Mecanismos de Conducta, Normas Sociales, Valores Sociales, Estilo de Vida, Derechos Culturales, Libertad, Derechos Humanos, Coerción, Antropología, Acogimiento, Humanización de la Atención, Violencia Étnica, Lachnanthes tinctoria, Espiritualidad, Cuidado Pastoral, Practicantes de la Medicina Tradicional, Actividades Recreativas, Música, Biodiversidad, Cultura, Solidaridad, Clase Social, Factores Socioeconómicos, Esclavización, Mitología, Folclore, Tabú, Comparación Transcultural, Sociedades, Baile, Ocultismo, , Etnología, Conocimiento, Historia, Religión y Medicina, Medicina Antroposófica, Libertad de Religión, Ciudadanía, Espiritualismo, Misticismo, Tés de Hierbas, Atención Integral de Salud, Eficacia, Proceso Salud-Enfermedad, Vida, Filosofía Homeopática, Individualidad, Inteligencia Emocional, Racionalización, Medicina Tradicional Afroamericana, Autocuidado

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