Abordagem da fisioterapia na avaliaçäo de melhorias ergonômicas de um setor industrial
Physical therapy approach in evaluation of ergonomics improvement of an industrial sector

Braz. j. phys. ther. (Impr.); 4 (2), 2000
Publication year: 2000

O objetivo deste estudo foi avaliar posturas adotadas no trabalho, cargas manuseadas, características da atividade e desconfortos músculo-esqueléticos e um setor industrial de escolha de lápis antes e após uma intervenção ergonômica.

Dois grupos de trabalhadores participaram deste estudo:

um grupo de 61 indivíduos que participou do estudo 1, e outro de 20 indivíduos, escolhidos aleatoriamente a partir do primeiro grupo, que participou do estudo 2. Os desconfortos percebidos antes e após a intervenção foram avaliados por um procedimento cego de avaliadores. As atividades do setor antigo (pré) e de novo (pós-intervenção) foram filmados e observados diretamente. As posturas foram registradas. O ciclo de trabalho foi cronometrado, as subetapas descritas e as cargas manuseadas e a produtividade foram medidas. Foi realizada uma entrevista para registro da percepção dos funcionários sobre a intervenção. O teste foi qui-quadrado foi utilizado para o estudo dos desconfortos .

Os resultados indicaram que os trabalhadores passaram a adotar posturas mais favoráveis após a intervenção para os segmentos:

pescoço, cotovelo e coluna lombar. No entanto, as posturas do ombro e punho não apresentaram melhora. O manuseio de cargas foi completamente eliminado com a automação do transporte dos feixes de lápis e o trabalho muscular isométrico reduzido em 88 por cento. A duração total do ciclo de trabalho foi levemente reduzida e a natureza das tarefas tornou-se mais esteriotipada. A análise dos desconforto mostrou uma redução significativa para todas as regiões estudadas (0 < 0,00001). Considerando os resultados deste estudo, é possível observar que a redução da força exercida e das posturas extremas durante as tarefas parece ter recebido maior impacto na redução dos desconfortos do que outros fatores, como ritmo de trabalho e controle de tarefa, os quais pioraram após a intervenção.

More related