Evaluation of the influence of protein p53 in penile carcinoma
Avaliaçäo da influência da proteína p53 no câncer de pênis

Braz. j. urol; 28 (1), 2002
Publication year: 2002

Introduçäo:

A expressäo da proteína p53 e a sua influência no comportamento biológico do carcinoma epidermóide do pênis (CEP) foram estudadas em relaçäo aos seguintes parâmetros: grau histológico, estadio clinicopatológico, e fatores prognósticos, tais como curva de sobrevida e risco de morte pelo tumor.

Material e métodos:

De 1979 a 1995, 55 pacientes com CEP tratados cirurgicamente foram estudados retrospectivamente. A presença da proteína p53 foi verificada nos espécimes cirúrgicos do tumor primário e de suas metástases mais respresentativos pela análise imunohistoquímica. A intensidade da expressäo da p53 foi determinada pelo número de núcleos corados nas células tumorais, classificando-a em 4 grupos: grupo 1 - até 25 por cento; grupo 2 - de 26 a 50 por cento; grupo 3 - de 51 a 75 por cento; grupo 4 - mais de 75 por cento de núcleos corados. A relaçäo entre a expressäo da p53 nas células tumorais e os parâmetros estudados foi analisada.

Resultados:

Taxas elevadas de expressäo da p53 correlacionaram-se com graus menores de diferenciaçäo celular (p=0,053). Doze pacientes faleceram em decorrência do tumor durante este estudo. Nossos dados mostram que quanto maior a expressäo da p53 no tumor, pior é o prognóstico (p=0,025). Näo houve relaçäo significativa entre a presença da p53 e o estadio clinicopatológico do tumor.

Conclusäo:

Nossos dados mostram que existe expressäo significativa da p53 no CEP. Quanto maior a expressäo da p53, pior o prognóstico para o paciente e maior a agressividade biológica do tumor. O tumor se torna mais agressivo de acordo com a intensidade da proteína no núcleo das células tumorais.

More related