A simple way to achieve temporary continence in the Mitrofanoff conduit
Um mecanismo simples de tratamento para incontinência urinária pelo conduto de Mitrofanoff

Braz. j. urol; 28 (1), 2002
Publication year: 2002

Introduçäo:

Nós descrevemos um mecanismo simples para obtençäo de continência temporária quando existe falha no sistema valvular do conduto/reservatório. Um dispositivo (plug), originalmente utilizado para tratar a incontinência urinária de esforço feminina, foi utilizado no estoma do conduto entre cateterizaçöes.

Relato de caso:

Uma menina de 6 anos de idade com bexiga neurogênica devido à mielomeningocele foi submetida a ampliaçäo vesical com um estoma abdominal suprapúbico continente. Dois meses após a cirurgia, a paciente se queixou de leve perda urinária pelo estoma, que se iniciava 1,5 a 2 horas após o último cateterismo intermitente do conduto. Para se conseguir a continência, um dispositivo (plug) foi utilizado com sucesso durante 4 meses, até observar-se ausência de perda urinária, mesmo num intervalo de 5 horas. Durante um seguimento de 15 meses, a paciente permaneceu continente sem a necessidade de utilizar o "plug" ou realizar qualquer procedimento adicional para obter a continência.

Conclusäo:

O "plug" é um método simples e prático para se conseguir continência enquanto o procedimento cirúrgico está sendo programado, ou enquanto espera-se uma possível resoluçäo espontânea da incontinência. Nós enfatizamos que um estudo urodinâmico é mandatório antes da colocaçäo do "plug".

More related