Medical history value in female urinary incontinence
Valor propedêutico da anammenese em incontinência urinária feminina

Braz. j. urol; 28 (3), 2002
Publication year: 2002

Objetivo:

Determinar a relação entre dados de história clínica e os diagnósticos obtidos em exame urodinâmico em pacientes do sexo feminino com incontinência urinária.

Materiais e métodos:

Foram estudadas 126 pacientes do sexo feminino, com história clínica de incontinência urinária, sem doença infecciosa ou neurológica associada.

Resultados:

Nas pacientes com história clínica de incontinência urinária exclusiva aos esforços obteve-se 87,5 porcento de concordância com o diagnóstico urodinâmico, e nas pacientes em que a incontinência ao esforço era associada à urgência miccional encontramos apenas 55 porcento de concordância no diagnóstico. Ao aplicarmos os testes estatísticos encontramos diferença significativa (p<0,0001), o que justificaria a indicação do estudo urodinâmico neste grupo de mulheres.

Conclusão:

A história clínica de perdas urinárias aos esforços exclusiva é de alta sensibilidade para o diagnóstico de incontinência urinária genuína de esforço. A presença do sintoma urgência miccional associado à incontinência urinária por esforço é indicação para realização do estudo urodinâmico.

More related