Efeitos do cloranfenicol sobre a cicatrizaçäo e a resistência tênsil de anastomoses intestinais. Estudo experimental no cäo (Canis familiaris)
Effects of chloramphenicol on the cicatrization and tensil resistance of intestinal anastomososis. Experimental study in dogs (Canis familiaris)

Braz. j. vet. res. anim. sci; 31 (3/4), 1994
Publication year: 1994

Há evidência de que o cloranfenicol interfere no processo cicatricial. Com a finalidade de determinar experimentalmente a influência desse antibiótico na cicatrizaçäo de anastomoses intestinais, foram operados 17 cäes e cada um deles submetidos a 2 enteroanastomoses. Animais que receberam antibioticoterapia por 1, 3, 7 e 14 dias foram comparados com animais que näo receberam qualquer tipo de droga. Os critérios para avaliar a cicatrizaçäo das anastomoses, foram: a)evoluçäo clínica; b)resistência tênsil à insuflaçäo gasosa e c)exame histopatológico. Näo houve deiscência das anastomoses quer nos animais que receberam o antibiótico, quer nos animais controles. A resistência tênsil foi menor no grupo tratado até o 3§ dia de pós-operatório. No 7§ e 14§ dias de pós-operatório a resistência tênsil foi equivalente a dos animais que näo receberam antibioticoterapia. Ao exame histopatológico evidenciou-se um retardo na cicatrizaçäo das anastomoses dos animais tratados com o antibiótico

More related