Comparaçäo entre os efeitos do dexon plus (ácido poliglicólico encapado) e do maxon (poligliconato monofilamentar) sobre a cicatrizaçäo intestinal e em enteropatias ileais. Estudo experimental em cäes (Canis familiaris, Linnaeus, 1758)
Comparison between the effects dexon plus (covered polyglycolic acid) and maxon (monothreaded polyglyconate) on the intestinal healing ileal surgeries experimental study in dogs (Canis familiaris, Linnaeus, 1758)

Braz. j. vet. res. anim. sci; 32 (4), 1995
Publication year: 1995

Compararam-se fios de sutura absorvíveis sintéticos. Estudaram-se o Dexon Plus e o Maxon com enterorrafias ileais em cäes. As investigaçöes foram conduzidas em 9 animais e os protocolos de avaliaçäo compreenderam estudos macro e microscópicos aos 2, 10 e 30 dias de pós-operatório. Os resultados evidenciaram aos 2 dias de pós-operatório que, comparativamente ao Maxon, o Dexon Plus contribuiu com a ocorrência de significativo infiltrado de polimorfonucleares neutrófilos e áreas de necrose. Aos 10 dias evidenciou-se, comparativamente ao Maxon, que o infiltrado celular apresentou acentuada diminuiçäo, com substituiçäo por mononucleares e fibroblastos jovens, tendendo à organizaçäo. A despeito das diferenças vistas nas fases inicial e intermediária, na tardia os achados mostraram-se similares para ambos os materiais. Houve diminuiçäo marcante do quadro inflamatório, intensa proliferaçäo fibroblástica e tendência à formaçäo de "granulomas de corpo estranho".

More related