Vascularizaçäo dos ovários, tubas uterinas e útero em catetos (Tayassu tajacu, Linnaeus, 1758) e queixadas (Tayassu pecari, Link, 1795)
Arterial vascularization of the ovary, uterine tube and uterus in collared peccary (Tayassu tajacu, Linnaeus 1758) ans white lipped peccary (Tayassu pecari, Link, 1795)

Braz. j. vet. res. anim. sci; 37 (4), 2000
Publication year: 2000

Estudou-se a vascularizaçäo arterial em nove fêmeas adultas de cateto, incluindo uma jovem e uma gestante, e em seis fêmeas de queixada (três jovens e três adultas). Para este estudo as artérias foram injetadas com soluçäo de látex Neoprene 650 corado e após fixaçäo de formol foram dissecadas. O material foi obtido na Universidade Federal do Paraná - Campus Palotina e na Universidade Estadual Paulista - Campus de Ilha Solteira. As artérias responsáveis pela irrigaçäo sangüínea dos ovários, tubas uterinas e útero säo as artérias útero-ováricas, que emitem as artérias uterinas e ováricas, e as artérias vaginais, estando presentes em todas as amostras, porém variando suas origens. As artérias ováricas emitiram ramos para os ovários, tubas uterinas (ramos tubáricos) e extremidades craniais dos cornos uterinos (ramos tubo-uterinos) e as artérias uterinas enviaram ramos para os cornos uterinos, corpos uterinos e porçöes craniais da cérvix uterina. As artérias vaginais enviaram ramos para a cérvix e a vagina

More related