Expressäo relativa de fator semelhante a insulina (IGFI) e receptor do homômonio folículo estimulante (FSHR) em folículos e tecido ovariano de Bos primigenius (Nelore)
Relative expression of insulin like growth factor I (IGFI) and follicle stimulating hormone receptor (FSHR) in follicles and ovarian tissue from Bos primigenius indicus (Nelore)

Braz. j. vet. res. anim. sci; 39 (4), 2002
Publication year: 2002

O aperfeiçoamento das técnicas que objetivam a exploraçäo do potencial reprodutivo das fêmeas requer a compreensäo mais ampla dos mecanismos de controle de desenvolvimento folicular. Uma alternativa de estudo nesta esfera, é a quantificaçäo da expressäo relativa de genes envolvidos nos processos de recrutamento, seleçäo e desenvolvimento folicular, pelo emprego da técnica de transcriçäo - reversa associado a reaçäo em cadeia pela polimerase (RT - PCR). O presente trabalho objetivou quantificar a expressäo relativa dos genes insulin-like growth factor I (IGF-I) e do receptor do hormônio folículo estimulante (FSHR), tendo como controle interno o gene da gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase (GAPDH). Foram utilizados ovários bovinos de animais de matadouro em diferentes fases do ciclo estral. O RNA total dos folículos e tecido ovarianos foi purificado por TRIZOL. As reaçöes de RT-PCR foram realizadas com o "kit" SuperScriptTM First-Strand. Os produtos de PCR foram analisados em gel de agarose e as bandas submetidas à análise densitométrica. Todos os genes foram amplificados observando-se a curva exponencial de amplificaçäo, a validaçäo do método foi realizada através de análise de regressäo, sendo estabelecido o coeficiente de amplificaçäo (E). A expressäo relativa de mRNA para cada gene de interesse foi calculada pela fórmula estabelecida por Prelle et al.12. Em todos os tecidos analisados, todos os genes foram expressos, sobressaltando-se diferenças nos diferentes ciclos estudados. Com relaçäo os dados referentes ao coeficiente de amplificaçäo (E), observou-se tanto para gene controle (GAPDH), como para o gene IGF-I concordância nos valores encontrados para as diferentes classes analisadas. Quanto ao gene IGF-I, a interpretaçäo dos achados para a expressäo relativa de mRNA pode está relacionada ao caráter constitutivo dessa proteína ou devido os transcritos näo serem dependentes dos níveis de FSH. Observou-se diferenças na expressäo relativa de mRNA de FSHR entre as classes de tecidos analisados, o que pode ser explicado pela variaçäo do número de receptores nas células da granulosa nas diferentes fases do ciclo estral. Pode-se perceber a partir desse estudo que a técnica de RT-PCR semi quantitativo é de grande importância biotecnológica, possibilitando auxílio na compreensäo da dinâmica folicular. Entretanto esses estudos devem ser ampliados com outros genes para melhor compreensäo das etapas fisiológicas envolvidas na foliculogênese

More related