Análise do índice de vulnerabilidade, equilíbrio e depressão em idosos praticantes e não praticantes de atividade física após o período de isolamento social na pandemia da Covid-19
Analysis of the index of vulnerability, balance and depression in elderly people who practice and non-practice of physical activity after the period of social isolation during the COVID-19 pandemic
Rev. Cient. Esc. Estadual Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago; 9 (), 2023
Publication year: 2023
Idosos são suscetíveis a formas graves da Covid-19, o que resultou em medidas de isolamento social que intensificaram o estilo de vida sedentário, com comprometimento emocional e funcional. A atenção primária deve preparar-se para lidar com as repercussões desse período. Risco de quedas, rastreio de sintomas depressivos e vulnerabilidade são preditores de redução da capacidade funcional em idosos.
Objetivo:
Comparar o índice de vulnerabilidade, equilíbrio, depressão em idosos praticantes e não praticantes de atividade física após o período de isolamento social na pandemia da Covid-19.Casuística e Métodos:
Estudo analítico transversal comparativo, com amostragem não probabilística voluntária de 56 idosos vinculados a um programa comunitário de saúde de uma capital brasileira, sendo 28 participantes do Grupo Fisioterapia (GF) e 28 do Grupo Sedentários (GS), com período de coleta de dados entre agosto a novembro de 2022. Utilizou-se questionários sociodemográficos de autopercepção de saúde e do estado emocional pela Geriatric Depression Scale (GDS-30), de classificação do nível de vulnerabilidade pelo Índice de vulnerabilidade Clínico-Funcional-20 (IVCF-20) e de risco de quedas e avaliação do equilíbrio pelo Timed Up and Go Test (TUG).Resultados:
Média de idade de 69,36 ± 6,97 anos com predominância feminina (76,8%). Significância estatística entre grupos para escores GDS-30 e TUG (p=0,03; p<0,01) que evidenciaram depressão moderada em ambos os grupos e risco para quedas no GS. A média do IVCF-20 dos grupos revelou baixo comprometimento quanto à vulnerabilidade. O GF apresentou menores índices em todos os casos.Conclusão:
A atividade física mostrou-se um modelo de intervenção que impacta na autonomia e bem-estar dos idosos, com melhores escores de vulnerabilidade, mobilidade funcional e depressão
Elderly are susceptible to severe forms of Covid-19 and this led to social isolation
measures that intensified a sedentary lifestyle, with emotional and functional impairment. Primary care must prepare to deal with the repercussions of this period. Risk of falls, screening for depressive symptoms and vulnerability are predictors of reduced functional capacity in the elderly.