Corp(o)ralidade como metodologia: composições possíveis entre escrevivência e filosofia ubuntu
Corp(o)ralidade como metodología: posibles composiciones entre "escrevivência" y filosofía ubuntu
Corp(o)ralidade as methodology: possible compositions between "escrevivência" and ubuntu philosophy
Psicol. soc. (Online); 35 (), 2023
Publication year: 2023
Resumo Este artigo explora a Corp(O)ralidade como metodologia científica decolonial, ligada à filosofia Ubuntu e a escrevivência de Conceição Evaristo. Baseado na experiência do autor principal, em oficinas de dança afro no COART - UERJ, em 2019, e nas aulas on-line de Eliete Miranda durante a pandemia de covid-19 em 2020-2021. O trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação de mestrado (2020-2022), que reflete a construção de uma metodologia decolonial. A Corp(O)ralidade enfatiza a oralidade na dança afro, transmitindo os saberes ancestrais dos Orixás. A Teoria Ator-Rede é a metodologia, uma vez que valoriza todos na construção do conhecimento. O conceito Ubuntu destaca coletividade e solidariedade, conectando-nos aos outros. A Escrevivência de Conceição Evaristo compreende a oralidade negra e valoriza o conhecimento das mulheres negras. A pesquisa busca trazer a Corp(O)ralidade enquanto uma metodologia decolonial, que une os entendimentos da filosofia Ubuntu e a oralidade da escrevivência, ambos presentes da dança afro.
Resumen Este artículo explora la "Corp(O)ralidade" como metodología científica decolonial, vinculada a la filosofía Ubuntu y la "escrevivência" de Conceição Evaristo. Basado en talleres de danza afro en COART - UERJ en 2019 y clases en línea de Eliete Miranda durante la pandemia de covid-19 en 2020-2021. Resulta de una investigación de tesis de maestría (2020-2022) que refleja la construcción de una metodología decolonial. "Corp(O)ralidade" enfatiza la oralidad en la danza afro, transmitiendo conocimientos ancestrales de los Orixás. La Teoría Actor-Red es la metodología, valorando a todos en la construcción del conocimiento. El concepto Ubuntu destaca la colectividad y la solidaridad. La "escrevivência" de Conceição Evaristo comprende la oralidad negra y valora el conocimiento de las mujeres negras. La investigación presenta "Corp(O)ralidade" como metodología decolonial que une la filosofía Ubuntu y la oralidad de la "escrevivência", presentes en la danza afro.
Abstract This article explores "Corp(O)ralidade" as a decolonial scientific methodology. "Corpo" means "body" in Portuguese, therefore the concept unites body and orality in a word-juggling. It is based on the main author's experience in Afro dance workshops at COART - UERJ in 2019 and online classes with Eliete Miranda during the covid-19 pandemic in 2020-2021. The work is the result of a Master's thesis research (2020-2022) that reflects on the construction of a decolonial methodology. "Corp(O)ralidade" emphasizes orality in Afro dance, transmitting ancestral knowledge of the Orixás. Actor-Network Theory is the methodology, valuing everyone in the construction of knowledge. The concept of Ubuntu highlights collectivity and solidarity, connecting us to others. Conceição Evaristo's "Escrevivência" encompasses black orality and values the knowledge of black women. The research aims to present "Corp(O)ralidade" as a decolonial methodology that combines the understanding of Ubuntu philosophy and the orality of "escrevivência", both present in Afro dance.