As percepções das perdas ocupacionais de mulheres cuidadoras dos parceiros tetraplégicos
Perceptions of occupational losses of women caring for partners with tetriplegic
Rev. Cient. Esc. Estadual Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago; 9 (), 2023
Publication year: 2023
A tetraplegia caracteriza-se por uma desordem na estrutura da medula espinhal na altura cervical e exige cuidados que vão de aspectos físicos a cuidados mentais e sociais. Estudos comprovam que cuidadores são, na maioria, familiares do sexo feminino. A mulher cuidadora de seu cônjuge passa a sofrer com sobrecargas e perda de atividades matrimoniais.
Objetivo:
Compreender a percepção das mulheres principais cuidadoras de seus parceiros, que possuem tetraplegia decorrente de uma lesão medular, sobre as perdas ocupacionais.Metodologia:
Estudo descritivo exploratório qualitativo, realizado através de questionário sociodemográfico e entrevistas semi-estruturadas, com amostra por saturação dos dados Foram entrevistadas oito cuidadoras que aceitaram participar da pesquisa e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As entrevistas foram gravadas, transcritas e os dados analisados utilizando-se a análise temática de Bardin.Resultados:
As entrevistadas informaram possuir idade entre 28 e 55 anos, sendo a maioria de religião evangélica e baixa renda. Relataram sobrecarga devido à rotina de trabalho integral e desvalorização do seu serviço, apresentando prejuízo no papel de esposa e realização do autocuidado.Considerações finais:
As cuidadoras entrevistadas perceberam perdas nos papeis de esposa e no autocuidado, apresentando uma rede de apoio insuficiente, demandando maior participação do sistema de saúde, necessitando de implementação de novas políticas públicas
Tetraplegia is characterized by a disorder in the structure of the spinal cord at the cervical level and requires care ranging from physical aspects to mental and social care. Studies show that caregivers are mostly female family members. The woman who cares for her spouse starts to suffer from overloads and loss of marital activities.