Impacto e sobrecarga familiar em cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência intelectual
Family mpact and burden on caregivers of children and adolescents with intellectual disabilities
Rev. Cient. Esc. Estadual Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago; 9 (), 2023
Publication year: 2023
A Deficiência Intelectual (DI) se caracteriza por déficits funcionais, intelectuais, funções adaptativas, ou seja, os padrões de desenvolvimento e socioculturais relacionados à independência pessoal e responsabilidade social não são atingidos adequadamente.
Objetivo:
Avaliar o impacto familiar e a sobrecarga em cuidadores familiares de crianças e adolescentes com DI.Métodos:
Estudo transversal de caráter analítico. Os dados foram coletados na Clínica Intelectual, de um Centro de Reabilitação e Readaptação. Foram aplicadas a Escala de Impacto Familiar, Escala de Burden Interview e dois questionários, um sobre o perfil sociodemográfico de cuidadores familiares e outro de perfil demográfico e clínico de crianças e adolescentes com DI.Resultados:
Foram entrevistados 50 participantes, a maioria do gênero feminino, com baixa renda mensal e que dedicam maior parte do tempo aos seus filhos. O estudo evidenciou que o diagnóstico da DI pode gerar impactos moderados e em partes, baixa sobrecarga, na vida destes cuidadores. A baixa escolaridade, baixa renda mensal e as rupturas de papéis ocupacionais influenciaram os resultados encontrados.Conclusões:
O acesso aos estudos, mercado de trabalho e suporte financeiro, podem repercutir de forma positiva na vida dos cuidadores familiares, diminuindo o impacto e a sobrecarga que o diagnóstico da DI pode causar
Intellectual Disability (ID) is characterized by functional, intellectual and adaptive function deficits, that is, developmental and socioculturais standards related to personal independence and social responsibility are not adequately achieved.