Validation of NUTRIFICO Mnemonic as a Nutritional Approach and Breaking Dismal News in Palliative Care
Validação do Mnemônico NUTRIFICO como Abordagem Nutricional e Comunicação de Notícias Difíceis em Cuidados Paliativos
Validación del Mneumónico NUTRIFICO como Enfoque Nutricional y Comunicación de Noticias Difíciles en Cuidados Paliativos
Rev. Bras. Cancerol. (Online); 70 (1), 2024
Publication year: 2024
A assistência nutricional em cuidados paliativos possui papel preventivo e visa assegurar as necessidades nutricionais do paciente na tentativa de auxiliar o controle dos sintomas, manter a hidratação satisfatória, ressignificar a alimentação, reduzir a ansiedade, retardar o desenvolvimento da caquexia, preservar o peso e a composição nutricional.
Objetivo:
Desenvolver e validar o mnemônico NUTRIFICO como abordagem de assistência nutricional e comunicação de notícias difíceis em cuidados paliativos.Método:
Pesquisa de desenvolvimento e validação de conteúdo que utilizou a técnica Delphi com a aplicação do delineamento misto com abordagens qualitativas e quantitativas para a coleta e análise dos dados. Os participantes, nutricionistas com atuação em cuidados paliativos e/ou formação na área, foram recrutados por amostragem do tipo bola de neve. O percentual de concordância mínimo definido para validação foi de 80% pela escala Likert de cinco pontos.Resultados:
Quarenta participantes, incluindo oito “sementes”, foram convidados a participar do estudo. Destes, 16 assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A análise de conteúdo seguiu duas rodadas Delphi e foi obtida uma taxa de concordância superior a 80% entre os participantes para todos os componentes. A versão final do mnemônico NUTRIFICO resultou em dois princípios-chave, oito componentes e 12 recomendações.Conclusão:
O mnemônico NUTRIFICO foi considerado válido quanto ao conteúdo e, portanto, pertinente à aplicação na abordagem nutricional e comunicação de notícias difíceis em cuidados paliativos.
Nutritional assistance in palliative care has a preventive role and seeks to ensure the patient’s nutritional needs in an attempt to help to control the symptoms, maintain satisfactory hydration, reframe food, reduce anxiety, delay the development of cachexia, preserve weight and nutritional composition.