Lazer, gênero e pandemia: percepções e práticas de professores e professoras de Educação FÃsica de Sete Lagoas Minas Gerais
Leisure, gender and pandemic: perceptions and practices of Physical Education teachers in Sete Lagoas Minas Gerais
Licere (Online); 27 (01), 2024
Publication year: 2024
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre questões de gênero e as práticas de lazer de professores e professoras de Educação FÃsica (EF) das escolas públicas de Sete Lagoas, na pandemia. Utilizou-se como procedimentos metodológicos: questionário semiaberto via Google Forms e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o gênero se configurou enquanto elemento de diferença de oportunidade e usufruto do tempo, espaço e experiências de lazer, em especial no caso das professoras que se identificaram como sexo feminino, mulheres cis e heterossexuais e dos professores que autodeclararam gays, sexo masculino e homens cis. No que se refere à s práticas de lazer dessas pessoas, constatou-se a predominância de atividades relacionadas ao interesse virtual, como, por exemplo, o uso de redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok, bem como a utilização de plataformas digitais como Netflix e Prime VÃdeo.
This research aims to analyze the relationships between gender issues and the leisure practices of Physical Education (PE) teachers at public schools in Sete Lagoas, during the pandemic.