Fixação e regressão como conceitos fundamentais da filosofia psicanalítica declinista da história de Freud
Fixation and Regression as fundamental concepts of the declinist psychoanalytic philosophy of Freud's history
Fijación y Regresión como conceptos fundamentales de la filosofía psicoanalítica declinista de la historia de Freud
Fixation et régression comme des concepts fondamentaux de la philosophie psychanalytique décliniste de l'histoire de Freud
Psicol. USP; 35 (), 2024
Publication year: 2024
Resumo Este artigo reflete sobre a noção antropológica de animatismo, um estádio pré-animista da humanidade, à qual Freud recorreu em Totem e tabu. Com ela, ampliou seu objetivo de revelar a origem da religião e da moralidade, estendendo-o à origem e ao destino da humanidade. Objetivo que também perseguiu em interlocução com as teorias psiquiátricas da hereditariedade e da degeneração dos séculos XVIII e XIX. Teorias concebidas por Tissot, Pinel, Lucas, Morel, Esquirol, Magnan, Legrain, Charcot, entre outros, sumariamente apresentadas neste artigo. Por fim, este artigo também apresenta e põe em discussão algumas obras de Freud, nas quais as teorias da hereditariedade e da degeneração foram ressignificadas sob as de fixação e regressão, ampliando os fundamentos do que seria sua filosofia psicanalítica declinista da história, reveladora de um novo sentido e direção tanto para a origem, quanto para o destino da humanidade.
Abstract This article reflects on the anthropological notion of animatism, a pre-animist stage of humanity, to which Freud resorted in Totem and Taboo. With it he broadened his aim of revealing the origin of religion and morality, extending it to the origin and destiny of humanity. An objective that he also pursued in dialogue with the psychiatric theories of heredity and degeneration of the 18th and 19th centuries. Theories conceived by Tissot, Pinel, Lucas, Morel, Esquirol, Magnan, Legrain, Charcot, among others, are briefly presented in this article. Finally, this article also presents and discusses some works by Freud, in which the theories of heredity and degeneration were resignified under those of fixation and regression, expanding the foundations of what would be his declinist psychoanalytic philosophy of history, revealing a new meaning and direction for both the origin and the destiny of humanity.
Resumen Este artículo reflexiona sobre la noción antropológica de animatismo, etapa preanimista de la humanidad, a la que recurrió Freud en Tótem y tabú. Con ella amplió su objetivo de revelar el origen de la religión y la moral, extendiéndolo al origen y destino de la humanidad. Un objetivo que también persiguió en diálogo con las teorías psiquiátricas de la herencia y la degeneración de los siglos XVIII y XIX. En este artículo se presentan brevemente las teorías concebidas por Tissot, Pinel, Lucas, Morel, Esquirol, Magnan, Legrain, Charcot, entre otros. Finalmente, este artículo también presenta y discute algunos trabajos de Freud, en los que las teorías de la herencia y la degeneración fueron resignificadas bajo las de la fijación y la regresión, ampliando los fundamentos de lo que sería su filosofía psicoanalítica declinista de la historia, revelando un nuevo sentido y dirección tanto para el origen como para el destino de la humanidad.
Résumé Cet article reflète sur la notion anthropologique d'animatisme, un stade préanimiste de l'humanité auquel Freud a fait recours dans son texte Totem et Tabu. Avec cette notion, il amplifie son objectif de révéler l'origine de la religion et de la moralité afin d'aussi aborder l'origine et le destin de l'humanité. Cet objectif a été poursuivi dans un dialogue constant avec les théories psychiatriques de l'hérédité et de la dégénérescence du XVIIIe et du XIXe siècle. Les théories conçues par Tissot, Pine, Lucas, Morel, Esquirol, Magnan, Legrain, Charcot, entre autres, seront brièvement présentées dans cet article. Enfin, cet article propose aussi de présenter et mettre en débat quelques travaux de Freud, où les théories de l'hérédité et de la dégénération ont été resignifiées pour ce qui est des concepts de fixation et de régression, élargissant ainsi les fondements de ce qu'on pourrait appeler sa philosophie psychanalytique décliniste de l'histoire, une philosophie révélatrice d'un nouveau sens et d'une nouvelle direction concernant l'origine et le destin de l'humanité.